Sair da caixinha nem sempre é tão confortável! Porém, tenho certeza que se você sair da caixinha no mundo dos investimentos e focar na renda passiva, será uma decisão bem confortável futuramente.
Imagino que você busque maior conforto de vida futuramente, e para isto, é importante que desacelere no trabalho e em rotinas que demandam muito esforço. O encontro com esse futuro citado é chamado de liberdade financeira, vivendo de renda passiva.
Considerando a relevância dessa temática, o artigo de hoje irá tratar sobre a renda passiva, pois conquistar a liberdade financeira é um grande sonho. Para torná-lo realidade, basta se esforçar, depositando disciplina no processo de investimentos. Vale a pena!
No conteúdo de hoje vocês irão ficar por dentro do que é a renda passiva/liberdade financeira e como obtê-la.
O que é renda passiva?
É aquele recurso financeiro, ou seja, renda, que você recebe sem que dependa de seu esforço. Assim, é um tipo de renda que é gerada sem que você precise levantar cedinho e ir trabalhar.
No mundo dos investimentos, a renda passiva são os rendimentos (valores) que você recebe como remuneração do seu capital que está aplicado.
O que viver de renda passiva?
Significa não depender financeiramente do estresse do trabalho diário. Ou seja, nessa situação, você seria livre financeiramente, pois teria seus rendimentos, independente de seu esforço. Desse modo, você viveria dessa renda, vendo seu caixa aumentar seu aumentar seus esforços proporcionalmente.
É possível viver de renda passiva?
Com certeza! Várias pessoas já conseguiram a liberdade financeira, e hoje, vivem dela. Assim, atualmente, essas pessoas não dependem mais do trabalho diário para obter renda.
É fácil viver de renda fácil?
Bom, possível é, fácil não. É um processo que demanda disciplina, paciência e persistência. Não existe solução mágica.
Como eu defino o valor que preciso mensal/anual de renda?
Você precisa calcular todos os seus custos/despesas para que consiga definir o valor que necessita de receber, no mínimo, de renda passiva. É uma questão pessoa. Precisa ter em mente que quanto maiores forem os seus gastos/custos, maior precisa ser a renda, e desse modo, maior o montante a ser aplicado.
Qual técnica usar para alcançar a liberdade financeira por meio da renda passiva?
Existem várias formas, porém, uma que acelera essa meta é o investimento em ações, sobretudo em ações de dividendos. Esse tipo de investimento possibilita receber proventos (dividendos ou juros sobre o capital próprio) de acordo com o montante de capital investido na naquela ação/empresa.
Você também pode diversificar seu patrimônio com empresas em crescimento, a partir da valorização dessas ações. Outra opção também mais conservadora são os investimentos em fundos imobiliários (FIIS). Dentre tantas outras.
Assim, você deve se educar financeiramente, planejando os seus aportes com disciplina, e utilizando as melhores estratégias e de forma segura.
Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:
Conheça o Plano VG VIP
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Então, ficou mais claro que é possível viver de renda passiva? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira