O medo do mercado: venha conhecer o índice VIX

Diante de tanta oscilação no mundo financeiro, não só decorrente das causas do mercado interno, mas também do mercado externo, é natural que o investidor tenha “medo”. Nesse sentido, no conteúdo de hoje vamos ficar por dentro do que é o medo do investidor, tratando, especificamente, sobre o índice VIX, o que ele significa e o qual a sua importância. 

O que é o medo no mercado financeiro?

Especificamente no mercado de ações, por se tratar de renda variável, é normal que os participantes tenham medo, receio de começar a investir, de continuar investindo ou mesmo de aumentar os aportes. Esse medo é instalado sobretudo em períodos de crise, atrelados à incerteza.  

O mercado financeiro pode ser denominado como a representação da volatilidade nos mercados, isto é, a oscilação nos ativos. 

É possível medir o medo no mercado financeiro?

Sim! Existe um indicador, chamado VIX (VIX Index), que ficou famoso por medir esse medo. Na verdade, o VIX mede a volatilidade das ações, que por sua vez, representam o medo do mercado.

Como é calculado o VIX?

O indicador é calculado em tempo real pela Bolsa de Valores de Chicago, que por sua vez utiliza o desempenho das ações das empresas que fazem parte do S&P 500 por 30 dias seguidos. Vale destacar que esse índice (S&P 500) é o que concentra as empresas mais relevantes dos Estados Unidos.

O cálculo é feito de forma automática e envolve as métricas de compra, venda de ações, preços, tempo e ainda taxas de variação. 

Como interpretar o VIX?

O índice é expresso em pontos ou percentual, por exemplo, o VIX está em 20 pontos ou mesmo 20%. A variação vai de 0 a 100. 

Dessa forma, quanto mais próximo de 0, maior o sentimento de confiança do investidor, ou seja, menor o medo. Por outro lado, quando mais se distancia do 0 e se aproxima do 100, maior é o pessimismo ou medo dos investidores. 

Você também pode utilizar faixas do VIX para se localizar, por exemplo:

  • Entre 0 e 15: o investidor está mais confiante, mais otimista, ou seja, com menos medo. 
  • Entre 15 e 25: o investidor está em alerta, preocupado e com medo moderado sobre o futuro da bolsa. As expectativas nesse nível é que a bolsa de valores poderá apresentar tendência de baixa. 
  • Entre 25 e 100: o medo do investidor está instalado. Nesse nível, o investidor espera que significativas perdas estão para acontecer.  

Qual a importância do VIX?

Esse indicador é como se fosse um termômetro. Então, quando o mercado está com muito medo, os países emergentes, como o Brasil, sentem as consequências. Nesse sentido, analisar o VIX é importante para “sentir” como está o mercado, e por consequência, definir algumas das suas decisões. Alguns investidores utilizam o termômetro da volatilidade para investir e aguardar estabilidade, e com isso, aproveitar as oportunidades de preço, bem como até esperar a valorização de ações quando o VIX está alto também. 

O Brasil tem um VIX específico para ele?

No Brasil não temos um VIX especialmente para o mercado brasileiro. No entanto, os investidores brasileiros usam o VIX americano como base, haja vista a potência desse mercado, e o poder de influência nos investimentos mundiais.

Como verificar a cotação do VIX?

Várias plataformas possuem essa cotação, gráficos, análises e etc. Para facilitar, abaixo visualizamos pelo próprio google, basta que insira o índice e o que deseja, por exemplo, “VIX cotação”.

Performance do VIX

Fonte: Google

Pela imagem acima é possível visualizar a variação do VIX pelo google. Se formos utilizar o parâmetro que descrevemos aqui, o índice acima de 25 já sinaliza que o mercado está bem tenso. O que não seria para menos, haja vista todo o cenário de incerteza.

Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Então, ficou mais claro o VIX? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.