Como funciona a política monetária do Bitcoin?
Para entendermos o que é o halving do Bitcoin, antes precisamos entender como funciona a sua política monetária.
Afinal, uma das características mais importantes da maior criptomoeda em valor de mercado do mundo é a sua escassez.
E não que para algo deter valor basta ser escasso, mas algo que comumente é escasso e ainda se encarrega de alguma utilidade/demanda real, pelas leis naturais da economia tende a se valorizar ao longo do tempo.
Pensando nisso, a ideia de limitar a oferta total de Bitcoin em no máximo 21 milhões, foi sem dúvida alguma uma das maiores oposição ao sistema fiduciário tradicional, dado que moedas fiduciárias não possuem ofertas limitadas sobre a sua base monetária.
Na verdade, moedas fiat são emitidas o tempo todo de acordo com a necessidade errônea de Bancos Centrais para incentivos econômicos – o que, claro, causa inflação.
Todavia, a escassez junto a maior adoção da usabilidade do Bitcoin, faz com que a demanda, mesmo que constante, esteja diante de uma oferta cada vez menor.
Na prática, isso significa que ao longo dos anos o Bitcoin deve se valorizar com a adoção de novos usuários.
No gráfico a seguir, podemos ver a oferta máxima de BTC reduzindo significativamente (linha azul) junto a diminuição das recompensas por bloco dado aos mineradores (linha laranja).
Halving do Bitcoin
O processo de mineração do Bitcoin é a espinha dorsal da sua rede blockchain. É através da mineração que novos Bitcoins são criados e inseridos na rede.
Para criá-los, os mineradores devem resolver uma equação matemática criptografada em SHA-256. O primeiro minerador que solucionar a equação é recompensado com um determinado número de Bitcoins.
Desta forma, novos Bitcoins são inseridos na rede e quanto maior a quantidade de poder de processamento, maiores serão as chances de resolver primeiro a equação, tornando a rede cada vez mais competitiva, eficiente e escalável.
Atualmente, essa recompensa se dá a uma quantidade pré-determinada de Bitcoins mais taxas de transações da rede.
No entanto, a cada 210 mil blocos minerados, o prêmio em BTC reduz pela metade, e esse processo é conhecido como halving.Inclusive esse evento que ocorre em média a cada 4 anos, é sempre muito aguardado pelo mercado, pois desde o primeiro halving o preço do Bitcoin tem se valorizado exponencialmente logo em sequência, justamente pela quantidade de Bitcoins produzidos reduzir pela metade – lei da oferta e da demanda.
A primeira redução da rede do Bitcoin ocorreu no dia 20 de novembro de 2012, quando o protocolo reduziu o prêmio por bloco de 50 BTC para 25 BTC.
Hoje, o prêmio por bloco é de 6,25 BTC e a previsão é que em 2024 aconteça outra redução.
Como um bloco leva ~10 minutos para ser minerado e a oferta máxima de Bitcoins são 21 milhões de unidades, podemos esperar que o subsídio aos mineradores em bitcoins chegue a zero apenas por volta do ano de 2140.
Deste modo, os mineradores não receberão mais recompensas por bloco, já que não haverá mais moedas para gerar, no entanto, ganharão ainda com taxas de transação por cada transação confirmada.
Se você quer aproveitar esse momento aprendendo a investir em cripto com segurança e foco principalmente em resultados, contando com o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:
A seleção dos melhores criptoativos para você investir e poder aproveitar novas altas do mercado e ter retornos exponenciais nos investimentos.
Felipe Fernandez
CNPI 2377