Na semana passada participamos do evento anual da IRANI, tivemos o prazer de fazer também uma visita à fábrica de São Paulo organizada pelos executivos da companhia.
A Irani tem sido uma das nossas melhores teses de investimento desde o IPO, a ação já apresentou alta superior a 100% e já realizou bons pagamentos de dividendos.
A companhia ofereceu mais clareza sobre as tendências de longo prazo dos negócios da Irani, a estratégia passa pelo aumento dos investimentos na operação de papel/embalagens, potenciais fusões e aquisições, além dos avanços ESG.
A empresa continua a ver um sólido crescimento de médio e longo prazo para seus produtos, impulsionado pelas tendências de comércio eletrônico e substituição de plástico.
Há uma tendência global de regulamentações a favor da adoção de embalagens sustentáveis, na figura abaixo vemos alguns movimentos recentes na região.
A plataforma GAIA de investimentos permanece dentro do prazo e do orçamento e por mais que a ação tenha se valorizado nos últimos meses, ainda não acreditamos que reflita todo o crescimento futuro da companhia.
A Irani também comentou brevemente sobre um potencial nova fase de expansão (pós-Gaia), que ainda está em desenvolvimento, e seria voltada para o crescimento da produção de celulose/papel ondulado.
A companhia também se beneficiou do crescimento do e-commerce e captou durante a pandemia esse aumento de volume operacional proveniente do maior número de embalagens nesse segmento.
A tendência do e-commerce se acelerou desde a pandemia, e as vendas de papel devem continuar em alta nos próximos meses.
A Irani espera que as vendas de e-commerce cresçam a uma taxa de 20% nos próximos anos, o que é positivo para o consumo de embalagens de papel.
A companhia espera que o mercado de papelão ondulado cresça no Brasil a uma taxa de 3% e não enxergue capacidade suficiente entrando em operação nos próximos anos para preencher essa lacuna e espera que o mercado permaneça apertado daqui para frente.
A plataforma GAIA de investimentos permanece em grande parte dentro do prazo e do orçamento. A primeira parte do projeto está prevista para ser concluída em 2023 e consiste na expansão da capacidade operacional da fábrica de Santa Catarina, além do ganho de eficiência no processo industrial. Esse projeto é o mais relevante em termos de orçamento, estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões apenas nesse projeto.
A companhia não descartou realizar fusões e aquisições de ativos já operacionais, mas ela tem preferido os investimentos orgânicos na expansão do seu parque fabril.
A Irani está ainda no começo do seu plano de investimentos agressivos, porém ela possui um balanço muito saudável e está apta para surfar cenários adversos da economia, diferente das suas concorrentes.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Luan Alves