Os preços do futuro de petróleo caíram mais de 3% nesta sexta-feira, com os temores de recessão global e a fraca demanda por petróleo, especialmente na China, na contramão do suporte de preços oferecidos pelo grupo da Opep+.
Nessa semana vimos o núcleo da inflação nos EUA registrar seu maior aumento anual em 40 anos, reforçando a visão de que as taxas de Juros ficaram mais altas por mais tempo. A próxima decisão sobre a taxa de juros dos EUA deve ocorrer em 1º e 2 de novembro.
A China, o maior importador de petróleo bruto do mundo, vem combatendo os surtos de COVID-19 após quase uma semana de feriado. A contagem de infecções do país é pequena para os padrões globais, mas a política de zero COVID está pesando muito na atividade econômica e, portanto, na demanda por petróleo.
A Agência Internacional de Energia cortou na quinta-feira sua previsão de demanda de petróleo para este e o próximo ano, alertando para um potencial recessão global. Com isso o mercado ainda está digerindo a decisão OPEP+ de um corte de 2 milhões de barris por dia (bpd) nas metas de produção de petróleo.
Os rendimentos do Tesouro americano continuaram subindo nessa sexta, à medida que um relatório de inflação nos Estados Unidos elevou as expectativas do mercado de que a meta de taxa de juros do FED atingirá um pico em 2023 próximo a 5%. O Fed elevou as taxas no ritmo mais rápido desde a década de 1980, em busca de conter a maior inflação em quatro décadas. Juros mais altos reduzem o crescimento global e com isso os preços da commodities ficam mais baixos.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Luan Alves