Diversas informações são publicadas mensalmente por órgãos e institutos sobre a situação da economia dos Estados Unidos. Sendo que, se estas informações forem diferentes das expectativas do consenso, diversos mercados financeiros globais podem ser afetados, inclusive o Ibovespa.
Temos que os dados de inflação e taxa de juros são os mais conhecidos entre os brasileiros. Entretanto, há um outro relatório que também é utilizado como termômetro da economia americana, distribuído com o nome de Non-Farm Payroll, que significa folha de pagamento não-agrícola. Este documento também é denominado apenas de Payroll.
O órgão responsável por sua divulgação é o Bureau of Labor Statistics (BLS), sendo que o relatório é usualmente divulgado na primeira sexta-feira de cada mês, antes da abertura do mercado.
O payroll é um indicador do mercado norte-americano que informa os dados relacionados ao emprego nos EUA, como taxa de desemprego, setores que mais geraram/fecharam vagas e força de trabalho. Este indicador é importante pois retrata sobre as atividades que compõe, aproximadamente, 80% das que são consideradas no cálculo do Produto Interno Bruto norte-americano.
O relatório possui em seu nome o termo não-agrícola pelo fato de incluir todos os postos de trabalho, mas sem considerar trabalhos agrícolas, autônomos não incorporados e empregos por domicílios particulares, organizações sem fins lucrativos, cargos militares e proprietários de empresas e estabelecimentos comerciais.
Podemos compará-lo com os dados que são divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no Brasil.
As principais informações divulgadas no relatório de payroll são:
- Taxa de desemprego: esta é a principal informação do relatório, pois informa o percentual de pessoas desempregadas, em idade ativa, que tenham procurado emprego nos últimos 30 dias;
- Balança comercial: de forma simplificada, corresponde à diferença entre as importações e exportações do país;
- Variação do salário médio: este indicador informa o quanto o salário médio subiu. Indica a demanda das empresas por mão de obra e influencia no poder de consumo da população. É informado o salário médio por hora, mensal e anual;
- Setores que mais contratam e que mais demitem: demonstra quais setores da economia estão mais aquecidos a partir da demanda por mão de obra específica;
- Quantidade de empregos criados: indica a quantidade de empregos criados durante o mês.
Outros pontos também são avaliados no relatório, mas o fato mais importante é a comparação da atual taxa de desemprego do país com a esperada pelo mercado e a indicada nos relatório do Federal Reserve.
Como interpretá-lo
Antes da divulgação dos dados, o mercado usualmente opera com uma volatilidade mais elevada, mas processada a informação, as operações tendem a se estabilizar.
Entretanto, para o investidor de longo prazo é mais importante avaliarmos outros pontos que, em conjunto com o payroll, devem indicar os rumos da economia americana. Por exemplo, caso os dados de inflação estejam elevados, além de um baixo índice de desemprego, isso pode indicar que a economia tenha atingido seu ápice no ciclo econômico, indicando que a demanda irá reduzir, pois medidas de controle de inflação devem ser impostos, como o aumento da taxa de juros.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682