O que são dividendos?
Os dividendos são a distribuição obrigatória de parte do lucro líquido ajustado de uma empresa aos seus acionistas como forma de remuneração. Os dividendos são uma maneira da empresa atrair investidores.
No entanto, nem todas as empresas precisam distribuir dividendos, apenas aquelas que estão na lista da Bolsa de valores.
Lei de 1976
Em 1976 foi definida uma lei que estipula um valor mínimo – de 25% – para a distribuição do lucro da empresa quando se compra uma ação de qualquer empresa da antiga Bovespa, atual B3.
Assim, você se torna sócio da empresa, logo tem direito a parte dos lucros.
Tipos de dividendos
Dividend Yield
Indica os dividendos pagos por ação dividido pelo preço da ação, o que resulta em um percentual que indica um rendimento gerado ao dono da ação pelo seu pagamento.
Dividend Payout
Destaca qual a porcentagem total do lucro líquido, a qual será distribuída para seus acionistas como uma remuneração com dividendos ou juros sobre o capital próprio.
Fórmula do Dividend Payout
Dividend Payout = (Montante dos dividendos / Resultados líquidos) x 100
Empresas com dividend payout alto
As empresas com dividend payout alto carecem de recursos para investimento em si mesmas e por essa razão a tendência é que haja um baixo crescimento.
Empresas com dividend payout baixo
Estas podem ser consideradas como empresas de crescimento, pois seu lucro é reinvestido na própria empresa.
Preço por lucro (PL)
A denominação desse indicador em Inglês é P/E, que significa Price / Earnings e traduzido para a Língua Portuguesa do Brasil: preço por lucro.
Sendo assim, calcula-se dividindo o preço de mercado da ação pelo lucro da mesma.
Preço pelo valor patrimonial por ação (P/VPA)
Muito utilizado na análise fundamentalista, esse indicador relaciona o preço da ação ao valor patrimonial proporcionado por ação e assim, apontando a sobrevalorização ou não da ação.
EV/EBIT
A sigla EV significa Enterprise Value, sendo comparado ao Lucro Antes de Impostos e Taxas.
Quando o EV/EBIT está elevado, há uma indicação de que a empresa possui uma boa avaliação no mercado. Logo, suas ações estão valorizadas.
Enquanto isso, um EV/EBIT baixo significa que a empresa está sendo subavaliada e a valorização da ação tende a ser ao longo do tempo.
ROI
A sigla ROI, na Língua Inglesa, significa Return over Investment. Ou seja, sua tradução é: “Retorno sobre o investimento”.
É uma medida muito utilizada principalmente na área de Marketing para avaliar a eficiência de uma empresa em gerar retorno por meio do uso de seu capital.
Como calcular?
ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento
ROIC
Do Inglês “Return on Invested Capital” ou “Retorno sobre capital investido”, esse indicador mensura o quanto é capaz de gerar por meio do retorno do capital total investido na empresa contando com aportes de terceiros.
Logo, o ROIC possui o intuito de avaliar a capacidade de uma empresa de investir o seu capital da melhor forma possível para que haja uma segurança maior no investimento.
Fórmula para cálculo do ROIC
ROIC = NOPLAT/ Capital investido
É possível viver de dividendos?
Viver de investimentos é planejar a geração de uma renda passiva a qual seja capaz de cobrir todos seus gastos mensais. Entretanto, para isso, a diversidade da carteira de investimentos é essencial.
Na prática, primeiramente é necessário um planejamento financeiro, pontuando suas metas, estratégias e os investimentos regulares necessários para seu patrimônio a longo prazo.
Depois é preciso abrir conta em uma corretora, aprender a operar no mercado de ações e escolher boas ações.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários que nossos analistas irão esclarecer cada uma delas.
Confira e siga a gente no Instagram.