Enquanto os bancos centrais são os principais destaques do noticiário econômico, é comum observarmos durante as falas de seus integrantes alguns termos específicos do mercado financeiro. Sendo que durante os ciclos e elevação ou queda da taxa de juros, dois termos aparecem com maior força. E estes termos são hawkish e dovish.
Você sabe o que cada um deles significa?
Hawkish x Dovish
Estes dois termos são utilizados para ilustrar a conduta dos bancos centrais em relação ao cenário econômico do país. Para entendermos cada termo, primeiro vamos traduzi-los, assim o entendimento fica mais fácil.
A palavra hawk significa falcão e dove significa pomba. Além disso, podemos estender o que simboliza cada animal e fazer uma analogia para o mercado financeiro. Usualmente a pomba simboliza a paz e a harmonia, já o falcão simboliza períodos de guerra ou de maiores dificuldades.
Com isso, pensando no ambiente econômico e seus ciclos, há determinados períodos em que a inflação é mais elevada ou mais baixa, com isso a taxa de juros passa por ciclos de elevação e queda. Além disso, determinados períodos há maior crescimento da economia, menor taxa de desemprego entre outras características de crescimento e desaquecimento de uma economia.
Assim, o termo hawkish indica a intenção do banco central em manter a taxas de juros mais altas e controlar a inflação, para reduzir o aquecimento da economia. Ou seja, é preciso uma postura mais agressiva do banco central, ou seja, mais parecida com a águia.
Ao contrário, quando a economia demanda de maior estímulo do banco central, pois a inflação é baixa, o banco central reduz a taxa de juros, estimula o crédito e consumo da população. Ou seja, a postura do banco central é de maior paz e menor necessidade de intervenção na economia, por isso, o símbolo é a pomba. Aqui podemos dizer que o banco central está dovish.
A imagem abaixo resume o que são os termos. No lado hawk, é esperado juros mais altos, políticas contracionistas e valorização da moeda para combate a inflação. No lado dovish, é esperada queda na taxa de juros, políticas expansionistas e estímulo da economia.
Exemplos
Durante o ano de 2022, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, precisou praticar uma sequência de altas na taxa de juros mais acelerada, a fim de controlar a inflação. Com isso, durante este momento, foi preciso uma postura mais hawkish do banco central e com falas mais duras, pois não há sinal de encerramento deste ciclo de aperto monetário.
Outro exemplo é o Brasil. Como o Banco Central brasileiro se antecipou em 2021 com a elevação da taxa de juros, durante o ano de 2022 vimos falas mais brandas, onde se ainda não foi iniciado o ciclo de redução da taxa de juros, os discursos eram de manutenção. Ou seja, o tom do presidente do Banco Central foi mais dovish, pois a inflação para os próximos meses estaria mais controlada.
Conclusão
Como a economia trabalha com ciclo de alta e baixa, é também comum vermos que o banco central muda sua postura de acordo com a necessidade da economia.
Momentos que demandam de estímulo para crescimento da economia pedem uma postura mais branda, ou seja, dovish. Entretanto, momentos em que há alta demanda e consumo da população, crédito facilitado, é comum vermos a inflação subir, com isso, para evitar uma alta desenfreada nos preços, é preciso uma postura mais hawkish do banco central.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682