Home Bias: conheça o viés doméstico e saiba como ele atrapalha seus investimentos

Quanto do seu patrimônio está fora do Brasil?

Dentro do mundo das finanças comportamentais – área relativamente nova e que tem crescido – há o estudo dos vieses comportamentais, que são os atalhos mentais que nosso cérebro utiliza para a tomada de decisão. Entretanto, é comum utilizarmos os vieses inconscientemente de forma que tomamos decisões irracionais e, normalmente, erradas sobre os nossos investimentos.

Dentre os vários tipos de vieses existentes, gostaria de conversar sobre o home bias, também chamado de viés doméstico. Este viés é caracterizado pela propensão que o investidor tem em concentrar a maior parte de seu portfólio dentro do seu país, ignorando todos os benefícios da diversificação.

Ou seja, este viés faz com que boa parte dos investidores concentre seus investimentos, aumentando o risco de sua carteira.

Por mais que nosso país tenha diversas boas oportunidades de investimento, concentrar seus investimentos no Brasil aumenta os risco de volatilidade da carteira, pois tenho certeza de que você já ouviu falar no famoso risco-Brasil. 

O risco-Brasil são os risco políticos, econômicos e comerciais que nosso país apresenta. Temos que a bolsa brasileira representa menos de 3% do mercado de renda variável do mundo, ou seja, concentrar no Brasil é renunciar a ótimas oportunidades e a 97% do mercado. E começar a investir no exterior atualmente é tão simples, que o custo-benefício de investir fora é muito maior que concentrar seu patrimônio aqui, pois o processo de abertura de conta é simples. Existem corretoras com suporte em português e o processo de investimento é análogo ao do Brasil.

Mas não pense que este viés é característico do brasileiro. É comum os investidores de todo o mundo concentrarem seus investimento em seu país, conforme o gráfico abaixo.

Fonte: https://topforeignstocks.com/2016/08/24/home-bias-in-investors-equity-portfolio-allocation-across-countries/

Temos que, em média, 95% do patrimônio do brasileiro está alocado no Brasil. Mas vou destacar dois exemplos da tabela também são interessantes. O primeiro é o da Rússia, imaginem os investidores russos, que tem em média 98% dos seus investimentos em rublos e viram a bolsa de seu país ficar fechada após o início da guerra, além disso, o país está mais fechado e sua população tem de enfrentar todas estas dificuldades.

Outro destaque são os Estados Unidos, que tem aproximadamente 75% de seus investimentos em seu país. Mesmo os americanos que estão na maior economia do mundo e no maior mercado acionário, eles diversificam mais do que diversos outros países com uma economia menor.

Isso traz uma reflexão. Será que estamos de fato cientes do risco de manter todo o patrimônio em nosso país?

Nós da VG acreditamos no Brasil e que nosso país apresenta ótimas de oportunidades de investimento, entretanto, não investir nos Estados Unidos é dizer não às maiores empresas do mundo. Além disso, a redução do risco e a exposição em moeda forte são outros dois pontos interessantes.

Com isso, te incentivo a diversificar seus investimentos no exterior através do mercado norte-americano. Assim, termino o texto com a mesma pergunta que fiz logo no início. Quanto do seu patrimônio está fora do Brasil?

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.