Market Cap: o que é e como calcular?

No mercado de ações o Market Cap é comumente utilizado. Notícias sobre as empresas, setores, e projeções de analistas, por exemplo, utilizam a expressão. No entanto, nem todos os investidores estão por dentro do conceito. Assim, no conteúdo de hoje vamos tratar sobre o Market Cap. 

O que é Market Cap? 

Market Cap significa capitalização de mercado, ou simplesmente, valor de mercado. Basicamente, se refere a relação de compra, em dinheiro, de todas as ações emitidas pela empresa a preço de mercado. 

Então, corresponde ao valor que você pagaria pela empresa (todas as ações) considerando o valor de mercado. Você também pode se referir ao Market Cap como o preço que empresa está sendo negociada na bolsa de valores em determinado período determinado.

Como calcular?

O cálculo é bem simples, sendo:

Valor de mercado (Market Cap) = Quantidade de ações x preço a mercado 

Exemplo?

Imagine que uma empresa possui 4 mil ações em circulação e suas ações estão sendo negociadas a R$25. Considerando a multiplicação dos dois fatores, tem-se que o valor de mercado da empresa é R$100.000,0

O que afeta o valor de mercado das empresas?

Com estamos falando de preço de mercado, o preço de tela, ele não é estático, e sim, dinâmico. Nesse sentido, sempre está sendo alterado.

Fatores como inflação, taxa de juros, política, mudanças no setor, fatos relevantes da empresa, são alguns motivos que podem causar alteração no preço. 

Em caso de oscilações significativas, é importante identificar o motivo. 

Como devo utilizar o valor de mercado?

O valor de mercado deve ser utilizado como um indicador. Neste caso, você consegue verificar a posição ($) da empresa no mercado em comparação aos seus pares; também pode verificar a valorização ou desvalorização histórica; assim como também consegue observar se aquela empresa está com um desconto para fins de valuation, o que significaria uma oportunidade de entrada. 

Cuidados com o valor de mercado

Como se trata de preço e não de valor intrínseco, essa métrica precisa ser utilizada considerando essa limitação. É importante identificar o que está justificando aquela capitalização, e se de fato, faz sentido, sendo assim, necessário, calcular o valor justo dos ativos. Também é importante utilizar o valor de mercado juntamente com outros indicadores, pois assim, terá uma análise mais realista dos fundamentos dos negócios. 

Ficou mais claro o que é valor de mercado? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.