O setor de construção civil está diretamente ligado a indicadores como taxa de desemprego, confiança e taxa de juros. A confiança da construção registrou queda de 1,7 neste mês de janeiro, sendo o quarto mês consecutivo de redução na confiança. As incertezas em relação ao ambiente de negócios aumentaram por conta da expectativa de termos uma taxa de juros elevada por mais tempo.
No gráfico 1, podemos identificar que apesar da queda registrada nos últimos 4 meses, o nível de confiança da construção civil ainda está bastante alto, refletindo principalmente a queda dos custos da matérias-primas, que deve ajudar na margem das construtoras.
No gráfico 2, podemos visualizar que a taxa de juros do financiamento imobiliário subiu bastante no ano de 2022, atrapalhando a velocidade de vendas e o número de lançamento das construtoras. Olhando pelo lado de que o Banco Central brasileiro praticamente já realizou todo trabalho de elevação da taxa de juros, a expectativa maior é que daqui para frente a expectativa para Selic seja de queda.
Mesmo que a taxa de juros permaneça elevada por mais tempo que a expectativa, o valuation das construtoras parece bastante atrativo. Diversas empresas de qualidade e com estrutura de capital saudável estão negociando abaixo de 1,0x o seu valor patrimonial, desconto interessante.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima