A semana iniciou bem agitada para os papéis da Qualicorp (Qual3). Nesta segunda-feira (6) fechou com queda de, aproximadamente, 5%. Durante o dia chegou a performar em quase -8%. Como de costume e natural, o investidor quis respostas para tais oscilações.
O que aconteceu com Qualicorp para oscilar tanto no dia de hoje? Como resposta, temos que a Companhia não divulgou nenhum fato relevante e nenhum comunicado que venha a alterar os seus fundamentos. Ou seja, pela empresa, nada de novo foi anunciado.
De maneira adicional, observando o que pode ter mexido com as cotações da Qualicorp, de eventos mais recentes, nas últimas semanas de janeiro, visualizamos instituições financeiras reduzindo a sua participação na Companhia, bem como recomendando a venda da ação e cortando o preço-alvo. De forma mais detalhada, a BlackRock reduziu sua participação na Qualicorp e a Goldman Sachs recomendou a venda da ação e cortou o preço-alvo pela metade.
No início de janeiro, com a troca da diretoria, as ações da Qualicorp (QUALI3) subiram mais de 18%. Essa alta veio seguida da boa performance derivada do evento em que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permitiu que a Rede D’or continuasse com o negócio da Qualicorp após incorporar a SulAmérica.
Em termos operacionais e de resultados, a Qualicorp tem muito trabalho a fazer para destravar valor. É uma empresa em crescimento e que é impactada pelo cenário macroeconômico desafiador. Após um desempenho melhor, sem fatos ou notícias relevantes que impactem os fundamentos da empresa, e considerando o cenário de incerteza, é natural a realização de lucros.
As empresas do setor de saúde, de modo geral, têm sofrido com os fatores macroeconômicos e também com as mudanças/reestruturações no setor. Além desses fatores, tem-se o pessimismo do mercado, que diante de tanta incerteza acaba generalizando para todo o setor.
Oscilações, tanto positivas quanto negativas têm sido comuns em empresas do setor. Semana passada, quarta-feira (1) os papéis da empresa Mater Dei apresentaram desempenho de +9%, sem nenhum motivo aparente, nem mesmo fato relevante divulgado pela empresa.
No caso da Qualicorp, reforçando, trata-se de uma empresa em crescimento, que está passando por problemas operacionais e que sente a pressão do ambiente macroeconômico. Sem motivos específicos para a performance negativa a Qualicorp iniciou a semana no negativo. Vamos observar os próximos movimentos.
Ficou mais claro o que aconteceu com a Qualicorp? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira