Conheça algumas lições de investimentos de Peter Lynch

Certamente, Peter Lynch é um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos e os seus ensinamentos tiveram impactos de grande repercussão na maneira como se investe no mercado de capitais em todo o mundo.

Peter Lynch

Dotado de grande capacidade de estudo, a formação de Lynch foi em história, psicologia e filosofia, além de ter se tornado também mestre em administração de empresas. No entanto, ele ficou fortemente conhecido por seu sucesso e trajetória marcante no mundo dos investimentos.

Vale ressaltar que Peter Lynch foi administrador do fundo de ações Fidelity Magellan, cuja valorização foi de 2.700% entre 1977 e 1990. O retorno anual do fundo durante o período foi de 29,2% ao ano e cada dólar aportado em 1977 havia se transformado em 27 dólares em 1990.

Quando Lynch assumiu o fundo, ele tinha US$20 milhões em ativos e era pouco conhecido, ao passo que, quando ele se aposentou, o Magellan reunia um portfólio de US$14 bilhões. Na época, um em cada 100 norte-americanos era cotista.

Embora não esteja mais à frente do fundo, o investidor permanece como vice-presidente da Fidelity Management & Research Company, braço de consultoria da Fidelity Investments, e membro do conselho de consultores da gestora. Desde 1990, passou a dedicar-se, sobretudo, à filantropia, apesar de estar sempre presente na imprensa.

O lendário investidor escreveu três livros, através dos quais relatou suas estratégias de sucesso nos investimentos. Ele é co-autor dos best-sellers “One Up on Wall Street” (“O jeito Peter Lynch de investir”, Ed. Benvirá), de 1989; “Beating the Street” (“Vencendo Wall Street”, em tradução livre), de 1993; e “Learn to Earn” (“Aprenda a ganhar”, em tradução livre), de 1995.

Dentre outros ensinamentos, o referido investidor apontava a necessidade do acompanhamento da performance operacional da empresa após o investidor ter se tornado sócio dela. Dessa forma, Lynch era crítico da estratégia comumente chamada de “Buy and forget”, o que seria “Compre e esqueça”, justamente em função da importância do monitoramento do mercado.

Além disso, o gestor também defendia que o estágio de maturação do negócio da companhia deve ser bastante levado em consideração na análise dos investimentos. E as oscilações de preços de tela são normais do mercado, devendo o investidor focar nos fundamentos operacionais da empresa. O fato de a ação de uma empresa hipotética cair ou subir, no curto prazo, não significa nada sobre o seu real valor, devendo a atenção do investidor estar focada na consistência de retornos no longo prazo.

O filantropo também dissertou largamente sobre as “ações da moda” e sobre as narrativas que comumente circulam no mercado a respeito delas. As narrativas sobre as empresas da moda normalmente se baseiam em soluções milagrosas, tecnologias revolucionárias ou algo relacionado ao “novo normal”, algo, inclusive, muito falado recentemente durante a pandemia.

Lynch tem uma postura cética com essas narrativas de mercado e enfatiza a importância do tempo para provar a qualidade dos modelos de negócios. Na compreensão do referido gestor, é mais assertivo comprar empresas que já se provaram por um preço um pouco mais caro do que investir cegamente em uma companhia sem histórico positivo comprovado. Além disso, ele também defende que o investidor deve evitar pagar caro demais pelas empresas de crescimento.

O lendário investidor também defende que os investidores se mantenham fiéis às suas estratégias, mesmo que enfrente retornos pouco atraentes em determinados intervalos de tempo. As flutuações do mercado podem levar os investidores a mudarem suas estratégias, mas é necessário resistir a essa tentação, já que respeitar a própria estratégia seria a melhor forma de minimizar perdas e maximizar o retorno da carteira no longo prazo.

Além disso, um dos pontos mais importantes, segundo com Lynch, é comprar ações de empresas que o investidor realmente conhece. Isso significa entender profundamente sua atividade fim, serviços, produtos e o setor no qual ela se encaixa, o que aumentaria as chances de serem realizados bons negócios. 

Em linha com a maior parte dos grandes financistas, Lynch enfatiza a importância da diversificação na construção de portfólios. Para montar uma carteira de ações coerente, o gestor entende que havia uma proporção mais segura para se obter resultados melhores.  Ele recomendava de 30% a 40% da carteira em ações de crescimento, de 10% a 20% em empresas sólidas, de 10% a 20% nas empresas cíclicas e a parcela final do portfólio em empresas que estão em recuperação. Vale ressaltar que, ao longo de sua trajetória, ele chegou a ter centenas e centenas de empresas no portfólio do fundo.

Frases famosas de Peter Lynch

Peter Lynch é autor de diversas frases muito lúcidas e bastante conhecidas no mercado. Seguem algumas abaixo:

“Vender ações ganhadoras e manter as ações perdedoras é como cortar as flores do jardim e regar as ervas daninhas”.

“Antes de comprar qualquer ação, você precisa explicar o que está comprando”

‘’Invista apenas no que você conhece’’.

“No mercado de ações, o órgão mais importante é o estômago. Não o cérebro.”

“Ter ações é como ter crianças, não se envolva com mais do que você consegue lidar.”

“Não venda ações somente porque elas subiram de preço e não segure uma ação somente porque ela caiu drasticamente”. 

‘’Nunca invista em uma ideia que você não possa ilustrar com um giz de cera”.

Conclusão

Por fim, é sempre excelente a disposição de conhecer e avaliar como funcionam as estratégias dos grandes investidores e financistas como Peter Lynch, por exemplo e, a partir disso, estabelecer um mindset adequado no gerenciamento do próprio patrimônio financeiro.

Foi possível aprender um pouco sobre os ensinamentos de Peter Lynch? Deixe as suas dúvidas nos comentários e até a próxima!

Milton Rabelo

Analista CNPI 2444

@miltonrabelo.financas

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.