A gente permanece cauteloso com as varejistas de e-commerce, visto que é um setor que depende diretamente dos níveis de inflação e taxa de juros.
No 4T22, esperamos que tanto o Magazine Luiza quanto a Via apresentem um resultado neutro. As companhias devem apresentar crescimento no GMV tanto na comparação anual quanto na trimestral, beneficiado pelo evento da Copa do Mundo que impulsionou a demanda por alguns bens, mas essa evolução também se dar pela base de comparação fraca.
Em relação à Via, as vendas devem ser puxadas principalmente pelas lojas físicas, enquanto o online deve permanecer bastante pressionado e com queda nas vendas. O 3P pode apresentar um resultado menos impactado pelo foco atual da Via em produtos de cauda longa.
A margem bruta deve continuar em tendência de recuperação e registrar alta no 4T22, refletindo principalmente o ambiente mais racional na prática de preços das varejistas. Na última linha, esperamos um prejuízo em torno de R$ 150 milhões para a companhia, em função das maiores despesas financeiras pelos juros elevados.
Esperamos um melhor cenário para a estrutura de capital da Via daqui para frente, visto que a companhia vem conseguindo monetizar bastante créditos tributários e a extensão da parceria com o Bradesco deve ajudar bastante no caixa da companhia.
Em relação ao Magazine Luiza, esperamos sinais um pouco mais positivos que a Via nos resultados do 4T22, apesar de também serem mistos. Isso porque além da recuperação das vendas nas lojas físicas, o 3P do Magazine Luiza permanece com crescimento de 2 dígitos.
A margem bruta deve registrar alta pela prática de preços mais racionais no setor, enquanto a margem EBITDA deve ser beneficiada pela alavancagem operacional. Por conta da forte pressão dos juros nas despesas financeiras, o Magazine Luiza também deve entregar prejuízo no 4T22.
Por fim, o Mercado Livre já divulgou resultados fortes no 4T22. Acreditamos que o resultado do Mercado Livre não pode ser considerado como uma base para o Magazine Luiza e Via, visto que é um player com execução diferenciada e que conseguiu entregar um ótimo resultado no 4T22 mesmo com cenário macro adverso.
No Brasil, o Mercado Livre conseguiu entregar um crescimento de dois dígitos na Black Friday, enquanto o setor varejista reportou queda nas vendas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima