Taxa da T-Note de 2 anos supera 5% pela primeira vez desde 2007 e inversão da curva supera 1 ponto pela primeira vez desde 1981

A taxa (yield) do Treasury Note de 2 anos, título de dívida emitido pelo governo norte-americano com vencimento em 2 anos, atingiu 5% na última terça-feira (07/03), sendo a maior taxa verificada desde junho de 2007.

Powell, que passou dois dias testemunhando sobre o seu “Relatório Semanal de Política Monetária” no Capitólio, não descartou a possibilidade de aumentar o ritmo do aperto monetário se necessário, o que causou uma busca por títulos de maior maturidade (um movimento típico de aversão ao risco), como os títulos de 10 anos.

A relação entre taxa de juros e preço é inversamente proporcional – conforme a demanda por títulos de 2 anos diminui, o seu yield aumenta. De forma geral, a maior busca por títulos de longo prazo em detrimento de títulos de curto prazo sugere que o mercado está ficando mais pessimista em relação ao futuro da economia no curto prazo.

Evolução do rendimento do T-Note de 2 anos entre 22 de fevereiro de 2023 e 9 de março de 2023. Fonte: Thomson Reuters Eikon.

Em condições normais, a curva de juros é caracterizada por yields menores para maturidades mais curtas e yields maiores para maturidades mais longas. Este formato indica, de forma geral, a expectativa de uma economia estável e em expansão. Uma curva flat é caracterizada por yields semelhantes em diferentes maturidades, sendo normalmente verificada em um cenário de deterioração.

Por fim, uma curva invertida indica que os yields para títulos de maturidades mais curtas estão maiores do que os yields para títulos de maturidade mais longa, sendo um evento raro e fortemente correlacionado a recessões econômicas – sinalizando, implicitamente, a expectativa de uma deterioração no curto prazo e a busca por um “porto seguro” nos títulos de prazos mais longos, como as T-Notes de 10 anos.

Diferentes formatos para a curva de juros. Fonte: COLOTRUST

Com a T-Note de 2 anos superando 5% pela primeira vez desde 2007, passamos a verificar uma inversão significante na curva de juros, com um spread de 1 ponto percentual negativo pela primeira vez desde 1981. É interessante ressaltar que uma curva de juros invertida sinaliza, implicitamente, a expectativa de que o Federal Reserve precisará reduzir a taxa de juros no futuro.

Spread entre a Taxa da T-Note de 10 anos e da T-Note de 2 anos. Fonte: FRED.

Lucas Schwarz

@lucaschwarz

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.