Os últimos dados do survey realizado pela Universidade de Michigan apontam que a expectativa dos consumidores dos EUA para a inflação de curto prazo recuou para o menor nível em dois anos, enquanto a expectativa para os próximos cinco anos apresentou uma leve melhora. A expectativa de inflação para um ano caiu de 4,2% para 3,3%, movimento que acompanha a tendência de melhora no sentimento dos consumidores, que subiu para 63,9 em junho, contra 59,2 em maio, com base em dados ainda preliminares. Sendo assim, a expectativa de inflação para o longo prazo caiu de 3,1% para 3%, em um movimento mais tímido.
De forma geral, o aumento no sentimento tende a impulsionar os gastos dos consumidores dos EUA nos próximos meses. Apesar dos preços mais altos e do acesso ao crédito ficando mais caro, visto o aumento na taxa básica de juros, os consumidores permanecem resilientes. Dessa forma, isto tem sido impulsionado pelo crescimento salarial em um mercado de trabalho ainda superaquecido. Não por acaso, os dados para vendas de varejo em maio ficaram acima da expectativa do consenso.
Então, você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nós, analistas da VG Research. estamos à disposição para esclarecer cada uma delas. Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Schwarz