Muitos investidores se pergutam se vale a pena investir nas ações da Eztec (EZTC3), então preparei uma compilado das principais informações da empresa para que você possa fazer a sua própria avalição.
A Eztec (EZTC3) é uma empresa bastante reconhecida no ramo de construção e incorporação na região de São Paulo, possuindo um histórico de resultados bastante sólido e com qualidade na execução.
As atividades da Eztec podem ser divididas em três principais segmentos operacionais:
(i) Incorporação, buscando antecipar tendências do mercado para desenvolver os empreendimentos;
(ii) Engenharia e Construção, responsável por garantir qualidade e prazo de entrega dos empreendimentos e;
(iii) Imobiliária, uma equipe responsável pelas vendas dos empreendimentos. A companhia atua principalmente no segmento de médio e alto padrão.
A companhia realizou o IPO (Abertura de Capital na Bolsa) em 2007 e, desde então, distribuiu cerca de R$ 1,5 bilhão em dividendos e atingiu um ROAE (Retorno sobre patrimônio líquido médio) de ~1% de 2007 a 2021.
A gestão da Eztec é um dos principais diferenciais da companhia e as estratégias adotadas ao longo dos anos foram cruciais para colocá-la como referência no setor imobiliário de São Paulo.
O modelo de negócio focado em caixa líquido permitiu à companhia atravessar a grande crise econômica entre 2015-2017, saindo na frente dos principais concorrentes que naquela época precisaram vender ativos com urgência para gerar caixa e continuar sobrevivendo.
Em conjunto, a companhia possui uma das maiores margens do setor de incorporação, atingindo 46% em 2021.
Riscos
- Um dos principais drivers de crescimento do mercado imobiliário é uma baixa taxa de juros, portanto, a conjuntura econômica do Brasil pode prejudicar diretamente o setor, com evolução da taxa de juros, flutuação da moeda e instabilidade política. O aumento da taxa de juros implicaria em custos de produção mais elevados e um menor nível de velocidade de venda e retorno dos projetos.
- O mercado imobiliário no Brasil é altamente fragmentado e competitivo, com baixas barreiras de entrada.
- A Eztec pode enfrentar dificuldades para localizar terrenos que sejam atrativos, principalmente por algum nível de saturação do mercado que pode acontecer nos próximos anos.
- O aumento da concorrência afeta diretamente esse quesito, à medida que outras incorporadoras entram no setor aumentando suas operações, fazendo com que os preços dos terrenos possam subir significativamente.
- Esse cenário impactaria negativamente o lucro e margem da companhia.
Vale a pena investir na Eztec (EZTC3)?
Não há dúvidas que a Eztec é uma empresa de qualidade e referência no setor imobiliário, entretanto, existem outros fatores que devemos considerar na hora de investir em uma empresa na bolsa, como por exemplo, avaliar se a ação está sendo negociada com um preço atrativo.
Em relação aos múltiplos de preço, que são métricas que podem ser utilizadas para avaliação do preço relativo do ativo, vamos utilizar a relação P/VPA (Preço/Valor Patrimonial por Ação), sendo a o mais indicado para o setor de construção civil.
Atualmente, visualizamos a Eztec (EZTC3) negociando cerca de 0,9x o valor patrimonial por ação, ou seja, o mercado está pagando um valor abaixo do seu próprio patrimônio líquido.
Seria um bom momento para investir na Eztec?
O momento atual com alta taxa de juros e inflação seria o ideal para investir em uma empresa do setor imobiliário?
No plano VG VIP da VG Research disponibilizamos as nossas ações preferidas no setor imobiliário.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima
Analista CNPI 2799