Primeiros passos para começar a investir no mercado financeiro

Para começar a investir preciso de muito dinheiro? Muito capital acumulado? Vamos combinar que quem acompanha a VG Research sabe que a resposta para esse tipo de pergunta é NÃO! O que você precisa é: COMEÇAR!

Partindo dessa ideia, suponha que você tenha R $1.000 para investir (Leia: link para o artigo o Luan Alves – Onde Investir R$ 1.000), então, como começar a operacionalizar? Para algumas pessoas parece simples, para outros nem tanto. Então, vamos lá!

Para simplificar, imagine que você decidiu investir em renda variável e se interessou pelas ações da empresa Eztec (Leia: link para o artigo do Lucas Lima – Eztec Vale a pena investir nas ações da Eztec (EZTC3). A partir da escolha, como começar a operacionalizar essa ação? Vem com a gente que te daremos esse suporte com o passo a passo. 

1º Passo: Escolher uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes

  • O que é? Esse seria um dos passos mais importantes, pois o mais relevante é começar a investir. Então, você deve procurar uma casa de análise que te recomende investimentos em ativos que irão te trazer rentabilidade, acompanhando você nesse processo. Para tanto, se trata de um investimento valioso, pois você se sentirá seguro, além de obter as maiores e melhores rentabilidades. 
  • Como escolher? Nós da VG Research recomendamos que você escolha uma casa de análise que seja respaldada em critérios fundamentalistas, isto é, recomendações baseadas nos negócios da companhia e  nos fatores do mercado; que mantenha você informado sobre o que acontece no mundo dos investimentos, inclusive emitindo uma opinião direcionadora sobre os fatos; que se aproxime do cliente por meio de lives, mensagens, anúncios e blogs. Nesse ponto não poderíamos deixar de ressaltar que a VG Research atende a todos eles e muito mais, pois, nos preocupamos com os seus investimentos. 

2º Passo: abrir uma conta em uma corretora:

  • O que é? A corretora de valores é uma empresa que atua no sistema financeiro, intermediando a compra e venda de títulos financeiros aos seus interessados, os clientes. 
  • Como obter? Esse serviço pode ser obtido pelo meio digital (recomendado) ou pelos bancos tradicionais. A escolha vai depender de alguns critérios que podem ser utilizados como parâmetros, como as taxas cobradas e a facilidade de acesso. Por exemplo, fique atento às taxas de corretagens, que são aquelas cobradas pelo processo de compra e venda das ações, e também as de custódia, cobradas para manter o seu investimento na sua área do investidor. 
  • Quais corretoras estão disponíveis? Hoje o mercado oferece uma variedade de opções, cuja escolha deve depender dos seus critérios, como a opção por baixa corretagem, zero corretagem, suporte, que tenham interface simples, etc. Algumas corretoras disponíveis são a Clear, Rico, Banco Inter, C6, dentre outras.  Opções têm, a orientação é selecionar os critérios de decisão para partir para as escolhas. 

3º Passo: Preencha o Suitability

  • O que é? É uma espécie de formulário a ser preenchido que irá identificar a adequação dos investimentos ao perfil do investidor. Por exemplo, você pode ter um perfil baixo, moderado ou alto de risco. 
  • Dica: responda com sinceridade. Porém, como você fará investimentos conscientes, bem fundamentados, pode ser que ao realizar uma determinada operação a linguagem de programação te envie um alerta, caso entenda que não está tão adequado ao seu perfil. 

4º Passo: Transferência dos recursos financeiros para a corretora

  • O que é? Agora que você abriu sua conta em uma corretora, e já possui recursos disponíveis para começar a investir, chegou a hora de transferir esses recursos para a corretora de valores para que assim você comece a operar de fato. 
  • Como fazer? A transferência de recursos pode ser feita via TED (transferência bancária) da sua conta no banco para a sua conta de mesma titularidade na corretora de valores.

5º Passo: Operar/realizar aportes

Pronto, chegou o momento de você ir às compras!

  • Como fazer? Supondo que você se interesse pelas ações da Eztec (EZTC3), logada na sua corretora, em sua área de investimentos, você irá acessar o home broker, local onde os usuários são conectados ao pregão eletrônico no mercado de capitais – operação de compra e venda na Bolsa de Valores- e você poderá consultar detalhes sobre a ação. Nessa área, você poderá adquirir as ações da companhia interessada. 

6º Passo: Continuar seguindo os passos da sua casa de análise

  • Como fazer? Continue acompanhando as recomendações da sua casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes. Acompanhe as análise fundamentalistas, os conteúdos construtivos, e aproveite todo o contato oferecido. 
  • Por que? Se você está bem orientado pela sua casa de análise, não há motivos para se preocupar, afinal, o mundo dos investimentos exige disciplina e paciência. 

Então, ficou mais claro quais são os primeiros passos para começar a investir? Percebeu como é simples? Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas. 

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.