Neste último domingo (22) foi comemorado pela 12ª vez na história o Bitcoin Pizza Day.
E como em qualquer outra comemoração, a ocasião comumente precisa celebrar algum evento em especial.
Diante disso, o Bitcoin Pizza Day comemora a primeira transação comercial da história envolvendo a criptomoeda mais famosa do mundo.
Foi no dia 22 de maio de 2010 que Laszlo Hanyecz, um dos principais entusiastas e desenvolvedores da versão de software Bitcoin Core, sugeriu pagar 10.000 BTC por duas Pizzas.
Nesta época, o preço da maior criptomoeda do planeta ainda era de centavos de dólar e a quantidade que novos Bitcoins eram minerados era bem alta.
Esta proposta foi negociada através de um fórum de discussão chamado Bitcointalk.org e levou cerca de 4 dias até ser atendida.
Segue a proposta que Laszlo publicou ao fórum.
Nos preços atuais, esta quantidade de BTC equivale a aproximadamente R$ 1,4 bilhão de reais. Concebendo a Laszlo, sem dúvida, o título de ter pago a pizza mais cara da história.
Deste modo, este foi o dia que ficou registrado como a primeira negociação de Bitcoin para compra de algum bem físico (que conhecemos).
E em entrevista à CBS em 2019, Hanyecz disse a Anderson Cooper que achava que a transação “tornou o Bitcoin real para algumas pessoas. Certamente foi para mim”.
Assim, é válido ressaltar que esse “dinheirinho” digital conseguiu registrar valor para compra de algum bem físico no mundo “real” em pouco mais de um ano desde a sua existência.
E hoje, cerca de pouco mais de uma década depois, podemos comprar milhares de produtos que vão desde carros, imóveis, serviços online e até lanches em redes de fast food.
Inclusive, com milhares de ATMs espalhados ao redor do mundo para facilitar a conversão entre moeda fiat e criptomoeda.
E assim como foi para Laszlo, onde essa transação tornou o Bitcoin real para ele, o mesmo acontece ao longo dos anos com milhares de pessoas.