Após 09 semanas consecutivas de queda no preço do Bitcoin, um recorde, a semana finalmente começou com um sentimento positivo no mercado de criptomoedas.
O preço da maior criptomoeda do mundo manteve-se relativamente estável nas últimas 03 semanas, oscilando algo sempre próximo da casa dos US$ 30.000,00.
Para muitos analistas técnicos, uma das resistências mais importantes sob a ótica gráfica do preço do Bitcoin.
No entanto, parece-me que o que fez o preço do mercado cripto desabrochar, mesmo de forma um pouco tardia dado o colapso do protocolo Terra Luna, foi justamente uma melhora no cenário macroeconômico.
Afinal, acredito que só haverá uma real reversão de tendência do mercado cripto quando todo mercado global convergir para uma recuperação econômica.
E hoje, com a expectativa de reabertura econômica na China (após forte lockdown em Shanghai nas últimas semanas) e melhora na cadeia produtiva global, provavelmente devemos ver no médio prazo a diminuição da pressão inflacionária que assola o mundo desde o início do ano.
Fatores importantes para maior exposição do investidor institucional em ativos de risco como o caso das criptomoedas.
Afinal, nos últimos dias, o mercado cripto e as empresas de tecnologia vem performando de forma bem semelhante, respeitando a correlação positiva que construíram desde o início do ano.
O que somado a tudo isso, temos diversos indicadores on-chain e de sentimento de mercado sinalizando um possível fundo de ciclo no preço do BTC.
No entanto, quando vamos ver realmente uma melhora significativa nos preços das criptomoedas?
Acredito que atualmente existem alguns drivers principais para isto acontecer.
1) Recuperação econômica + controle inflacionário
2) The Merge – atualização da rede Ethereum (Agosto/Setembro)
3) Avanço da regulamentação do mercado cripto e aprovação de um ETF Spot nos Estados Unidos.
4) Maior adoção e usabilidade das criptomoedas
Então neste contexto, ainda não conseguimos dizer com segurança se o pior já passou, mas consigo ter certeza de que aqueles que estão acumulando criptoativos em períodos de maiores incertezas e preços decadentes como dos últimos meses, com certeza terão realizado um excelente negócio no médio/longo prazo.