Como interpretar a Margem Líquida?
Conforme sempre destacamos para vocês, para investir com segurança o ideal é realizar uma análise dos múltiplos acerca dos números da companhia.
Por meio dessa análise é possível verificar diversos aspectos econômico-financeiros da companhia e até mesmo proceder com comparações em relação aos seus pares.
Considerando a importância dos indicadores nas análises e decisões de investimentos no mercado financeiro, trataremos de um múltiplo bastante útil, assim como os demais, que é a Margem Líquida (ML).
Vale reforçar que cada indicador possui a sua relevância, o seu objetivo de análise, por este motivo, precisa ser considerado em determinado contexto específico.
O que significa Margem Líquida (ML)?
A Margem Líquida é um indicador de lucratividade, ou seja, que está relacionado ao lucro da empresa.
Nesse sentido, a sua definição é que se trata de um indicador que demonstra o percentual de representatividade do lucro em relação às receitas de uma empresa.
Como calcular a Margem Líquida (ML)?
A sua fórmula é simples, veja:
Como interpretar a Margem Líquida?
Considerando que estamos usando o lucro líquido como numerador e a receita líquida no denominar, a saída precisará ser transformada em percentual (%).
Neste caso, é só multiplicar o valor por 100. Prontinho, o indicador estará pronto para ser explorado em termos de resultados.
No caso da ML, quanto maior melhor, pois uma ML alta significa que a empresa consegue gerar bons resultados operacionais, uma vez que possui boa margem de lucro sobre a receita do produto/serviço.
Lembre que você deve utilizar os números (LL e RL) na mesma unidade de tempo, ou seja, no trimestre, semestre ou anual, por exemplo.
Vale ressaltar que uma “ML adequada” varia a cada setor, ou seja, cada segmento possui suas especificidades, então, pode ser natural que um determinado setor costume apresentar menores margens, enquanto outros maiores.
É interessante que os pares sejam comparados.
Para que serve a Margem Líquida (ML)?
A ML te direciona sobre o percentual de representatividade do lucro em relação às receitas. Por meio dele você pode explorar o que tem levado a companhia a apresentar maior ou menor ML, são os custos que estão altos?
As receitas estão elevadas?
E as despesas?
Então, a ML já te traz uma análise interessante e a partir dele já pode ir utilizando outros indicadores para ir complementando a sua análise. Afinal, cada um possui a sua particularidade.
Onde encontro os valores para o cálculo da Margem Líquida?
Na Demonstração do Resultado (DR) divulgada pela empresa você encontra o valor do lucro líquido e da receita líquida da empresa. Na figura abaixo te mostro um exemplo, e verá como é bem simples.
Mais especificamente, você pode acessar o site de relações com investidores da companhia e ir na aba de resultados financeiros.
Neste espaço você encontrará tudo que precisa.
Você também pode acessar a empresa pela Bolsa, Brasil, Balcão (B3) e obter essas informações.
No exemplo que iremos tratar aqui, retirei essas informações do próprio release de resultados, que é um documento elaborado pela companhia que resume as principais informações contábeis-financeiras.
Vamos tomar como exemplo a empresa Qualicorp (QUAL3).
Pelas informações acima, no primeiro trimestre de 2022 (1T22) a empresa apresentou R$ 502,2 milhões de receita líquida e R$74,1 milhões de lucro líquido.
O cálculo:
Pronto, viu como é simples?
A ML da Qualicorp é de, aproximadamente, 15%. Ou seja, do total da receita do trimestre, 15% é lucro.
Se a empresa apresentar prejuízo?
Boa pergunta! Neste caso, ou seja, de prejuízo, a ML da empresa será negativa.
É simples, pois o resultado do período, isto é, o prejuízo, entrará como negativo, então, o resultado será negativo.
Conclusões sobre a ML
Assim como os demais indicadores, a ML deve ser utilizada em conjunto com outros indicadores.
É importante analisar o que tem afetado a ML, para que possa entender como a companhia tem se apresentado operacionalmente e como poderia melhorar.
Por meio da ML da empresa analisada e dos seus pares, é possível identificar as vantagens competitivas, a gestão operacional e ainda a “segurança lucrativa”, relevante, sobretudo para períodos de crise.
Assim! Trata-se de um indicador importante e que deve ser levado em consideração no momento de suas análises.
Se você quer investir com segurança e foco em resultados:
Conheça o Plano VG VIP
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield.
Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Então, ficou mais claro o que significa o indicador ML? Percebeu como é simples? Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira