A bolsa brasileira disparou 4,29% no pregão desta terça-feira (12), refletindo principalmente os dados de inflação que mostraram um alívio acima da expectativa do mercado.
A inflação medida pelo IPCA registrou uma alta de 0,71% no mês de março, ficando abaixo da expectativa do mercado que era de 0,77%.
A inflação foi puxada principalmente pela alta da gasolina, que subiu 8,33% no mês de março e teve impacto de 0,39 p.p. no índice.
O principal ponto de atenção da inflação aqui no Brasil está relacionado com o grupo de Serviços. A inflação de serviços foi de apenas 0,25% no mês de março (vs. +1,4% em fevereiro).
Outro destaque positivo dos dados foi a queda do índice de difusão de 65% em fevereiro para 60% no mês de março, e da média dos núcleos que caiu para 0,36%. Um índice de difusão mais baixo mostra que a inflação se espalhou menos pelos itens da cesta no mês.
Com o resultado melhor que o esperado da inflação e o arcabouço fiscal encaminhado, o Banco Central brasileiro tem espaço para começar a reduzir juros de forma mais relevante ainda este ano, o que é bastante positivo para a bolsa e principalmente para ações do setor doméstico.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima