Calote dos Estados Unidos?

Nos manuais e livros de finanças, a taxa livre de risco é a taxa que você pode obter se assumir pouco ou quase nenhum risco ao investir. Refere-se, de forma geral, aos rendimentos do investimento mais conservador e seguro disponível no mercado. Os títulos da dívida pública dos Estados Unidos são considerados como o investimento mais seguro do mundo, e isto não é por acaso.

O longo histórico de pagamentos e o lastro fornecido pela economia norte-americana, caracterizada pela abundância de recursos naturais, infraestrutura, produtividade e inovação, favorecem esta posição. Entretanto, as preocupações sobre a possibilidade de um calote do governo dos EUA têm aumentado, e o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que um calote teria efeitos catastróficos na economia global. 

O impasse do teto da dívida tem sido o principal driver deste estresse. O teto da dívida norte-americana é o limite máximo que o governo federal pode emitir em títulos. Atualmente, o limite é de US$31,4 trilhões, um aumento de quase 43% em relação a 2019, impulsionado pelas medidas relacionadas à pandemia de Covid-19. Como estabelecer o limite de endividamento dos EUA é uma atribuição do Poder Legislativo, exige-se articulação política da Casa Branca com os republicanos. 

Na prática, sem a aprovação deste aumento, os EUA poderão ficar sem dinheiro para honrar os compromissos no início de junho, de acordo com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. Na última terça-feira (9), líderes do Congresso e o presidente norte-americano, Joe Biden, tiveram uma reunião sobre o tema, sem avanços significativos. São esperadas novas reuniões para evitar o risco de um calote sem precedentes do governo dos EUA. Nas palavras de Yellen, um calote da dívida é algo “inimaginável”. A crise da dívida norte-americana não é um problema apenas para os americanos. A crise envolvendo um possível calote é uma dor de cabeça também para o Japão, maior detentor mundial da dívida dos EUA, e para a China, segundo maior detentor mundial.  Dado a relevância deste impasse, o presidente do Banco Central do Japão afirmou que a crise da dívida dos EUA poderá ser discutida na reunião do G7.

Um calote dos EUA não apenas produziria uma avalanche na economia global, como colocaria em xeque o papel de liderança econômica global assumido pelos EUA, minando a confiabilidade do país. No final das contas, a taxa livre de risco de referência não é totalmente livre de riscos. O risco é remoto, mas não deve ser ignorado.

Lucas Schwarz

@lucaschwarz

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.