Foi divulgado o índice de inflação de preços ao consumidor (CPI) para o mês de fevereiro nos Estados Unidos com uma alta de 0,4 p.p, em linha com o esperado. Dessa forma, a inflação acumulada para os últimos 12 meses é de 6,0%, o menor índice desde setembro de 2021.
Excluindo o aumento de preço de alimentos e de energia, core CPI, o índice apresentou aumento de 0,5 p.p, acumulando alta de 5,5% nos último ano. Este valor foi levemente acima do apresentado em janeiro, que foi de 0,4%, mas em uma base anual, os dados foram dentro do esperado.
Os principais itens de destaque para o mês de fevereiro foram os de alimentação, com alta de 0,4 p.p e alimentação em casa com alta de 0,3 p.p. Considerando as principais quedas de preço, o índice de energia apresentou queda de 0,6 p.p, principalmente devido à queda do preço de gás natural. Entretanto, o índice de alimentos e de energia apresentam uma alta acumulada no ano de 9,5% e 5,2%, respectivamente.
Dessa forma, o mercado passa a observar ainda mais de perto nos próximos dias o Federal Reserve (Fed) buscando indícios a respeito da próxima reunião. Pois além da inflação, os eventos decorrentes da falência do Silicon Valley Bank impactaram de forma significativa a decisão com relação à taxa de juros.
Segundo o CME Group, não há mais expectativas de um aumento de 0,5 p.p, sendo o consenso (86,4% de chance) um aumento de 0,25 p.p. e uma pequena probabilidade de não haver anúncio de aumento. Com isso, é esperado uma taxa de juros terminal próxima de 5,50%.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682