Resultado Eleição: Bolsa Subindo Forte (Parte II)

Domingo tivemos o resultado do primeiro turno nas eleições nacionais, como indicava as pesquisas o Candidato Lula ficou a frente, porém foi uma disputa mais acirrada com o atual presidente Jair Bolsonaro.

Leitura do Mercado Financeiro

A diferença de votos entre os 2 candidatos foi bem menor que o esperado conforme a gente na equipe VG já esperava, (48,4% vs. 43,2% para o Lula). 

O ex-presidente Lula continua como favorito, mas uma margem mais apertada o que força ele a se deslocar ainda mais para o centro, tendo que esclarecer pontos polêmicos sobre a sua agenda econômica. Partidos considerados de direita ou centro-direita controlam hoje 51 cadeiras no Senado (63%) e 300 cadeiras na Câmara (58,5%). 

Continuamos achando o valuation do Ibovespa como um todo barato, as ações estão a 1,5 desvio padrão da média histórica, o que sugere que ainda existem desconto relativo. Como já informado a redução da incerteza a frente pode manter os preços em níveis mais elevados, além disso estamos no fim do ciclo de aperto monetário e em um cenário de desinflação, todos os vetores apontam na mesma direção.

Fonte: BTG e TSE

Na imagem acima temos o resultado na câmara dos deputados.

Na Câmara o número de deputados em partidos que apoiam formalmente Lula se reduziu para (aproximadamente 25%); Os partido de centro 300 deputados na Câmara, ou 58,5% das cadeiras. Um Congresso de centro-direita reforça a necessidade de o ex-presidente Lula negociar mais amplamente a nova legislação se eleito, possivelmente limitando o espaço para políticas publicas heterodoxas.

Já para o Senado, o número de cadeiras de apoio a Lula permaneceu em 14 (17%). Enquanto o partido do atual presidente Jair Bolsonaro mostrou força, elegendo 8 senadores e tornando-se o maior partido do Senado (com 13 deputados). 

Os partidos considerados de direita ou centro-direita (PL, União, PSD, PP, Republicanos e Podemos) agora têm 51 cadeiras no Senado (de 81), uma maioria decisiva de cerca de 63%.

Fonte: BTG e TSE

Ainda vemos um prêmio relevante nas taxas de Juros reais de Longo Prazo no Brasil e por consequência na bolsa estruturalmente, acreditamos que a eleição está se consolidando e temos espaço para voltar ter valorização em vários. Os Juros reais estão em 5,7% e acreditamos que iremos voltar a negociar na região de 4,5% nos próximos anos.

Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Clique aqui e assine já.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Luan Alves

@luanalves.investor

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.