A Teoria do Marshmallow: tempo e investimentos

No mundo dos investimentos, especificamente em renda variável e tratando dos fundamentos das empresas, o objetivo é de longo prazo. Nesse sentido, o ativo “paciência” como sinônimo de tempo é de fundamental importância. 

Para tanto, no conteúdo de hoje iremos tratar sobre o fator tempo/espera/paciência nos investimentos utilizando a Teoria do Marshmallow. Isso mesmo, é docinho, porém, para desfrutar do saber precisa passar pelo processo, que nem sempre é tão doce, e este demanda tempo. 

Teoria do Marshmallow

A Teoria parte de um experimento liderado pelo psicólogo Walter Mischel, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Basicamente, trata-se de uma série de experimentos objetivando analisar a capacidade das crianças em se desfazer de um prazer imediato em busca de uma recompensa maior no futuro.

Você pode assistir ao vídeo: Kids and the marshmallow teste (legendado em Português – BR), nesse link.

De maneira geral, o intuito da discussão da Teoria é que você perceba a troca de um retorno maior no futuro por algo menor ($) momentaneamente. 

Teoria do Marshmallow e os investimentos

Pelo pequeno e sucinto exposto da Teoria, fica claro que tem tudo a ver com o mundo dos investimentos. É comum ter um vizinho ou ser você mesmo que não consegue segurar o Marshmallow (dinheiro) até o final do mês, aplicar ou esperar o prazo de um benefício maior. 

Isso mesmo, no mundo dos investimentos é natural todo mundo querer retorno logo, imediato, não possuindo paciência de esperar o longo prazo e aproveitar melhores e maiores benefícios.

No mercado de ações, especificamente, sabemos que demanda tempo, que no curto prazo o preço se ajusta às especulações e não aos fundamentos das empresas. Então, saber esperar é uma dádiva. 

No mundo dos investimentos é como na demonstração da Teoria, você se dará melhor se esperar o segundo marshmallow para que então venha a desfrutar, isto é, comer o primeiro.

Nos investimentos é natural passar por crises, por vezes, terá que passar por momentos de “sangria”, porém, faz parte e está consciente dos seus investimentos. Nessa linha, o foco será no longo prazo e tudo será questão de tempo. 

“Se correr mais ficará mais ainda para trás”

O Investidor Inteligente (The Intelligent Investor), Livro por Benjamin Graham, um dos maiores investidores da história, apresentou uma relação interessante no gráfico abaixo:

Gráfico "Quanto mais rápido você corre, mas para trás você fica"

A ideia é a seguinte, na vertical temos o retorno anual das carteiras (eixo Y), já na horizontal (eixo X) temos os diversos tipos de investidores, segmentados pelo tipo de paciência, indo desde o mais paciente até o hiperativo. 

Analisando a imagem, percebemos que os retornos das carteiras sem retirar os custos (barras brancas) são semelhantes para os diversos tipos de investidores. No entanto, quando os custos são retirados (barras pretas) notamos que os retornos diminuem expressivamente para os impacientes (hiperativos) se comparado com os pacientes. 

A moral é que muitas vezes o investidor busca soluções que à primeira vista parecem ser mais vantajosas, porém, se analisar direitinho, muitos custos estão atrelados, fazendo com que o retorno seja menor. 

Paciência nos investimentos

Paciência é uma virtude para poucos, e no mundo dos investimentos é um ativo valioso. Assim, procure focar no seu objetivo é entender que ter paciência faz parte do processo. Claro que durante esse processo você precisa ter disciplina, foco e constância, fazendo investimentos inteligentes, racionais. 

Então, ficou mais claro a importância do tempo nos investimentos? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.

Ah, vale lembrar que neste mês de novembro/2022 está acontecendo a Black Friday da VG Research, com preços imperdíveis para produtos excelentes. Como dica, aproveite esse início do mês de novembro para adquirir os produtos da VG Research, pois nesse período serão concedidos descontos de até 70%. Não fique de fora! Ah, vale lembrar que alguns produtos possuem “estoque” limitado. Você não pode perder essa oportunidade

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.