Carteira de investimentos: você sabe o que é?

No mercado financeiro temos conceito para tudo, produtos, serviços, análises. Porém, é comum não ser conhecedor de todos eles, sobretudo quem é iniciante. Então, vamos aprender sobre a carteira de investimentos.

Nesse sentido, o conteúdo de hoje será sobre carteira de investimentos. Você sabe o que significa? Sabe a importância? Já possui a sua? Então, vamos lá. 

O que é carteira de investimentos?

Antes de aprendermos efetivamente a montar a sua carteira, é importante que você saiba qual o seu significado. Pois bem. Essa expressão é usada para denominar o conjunto de ativos/ações que compõem o seu portfólio de investimentos. Em outras palavras, a carteira de investimentos é o conjunto de aplicações ou de ativos em que uma pessoa investe o seu capital, ou parte dele.

Vale dizer, ao montar a sua carteira de investimentos, você estará selecionando estrategicamente em quais títulos e ações irão aportar o seu capital, de acordo com seus objetivos.

O que devo considerar ao montar uma carteira de investimentos?

A montagem de uma carteira de investimentos é uma tarefa pessoal, por isso varia de pessoa para pessoa, de acordo com alguns fatores, tais como os objetivos do investidor, o volume do capital disponível e o seu perfil de risco.

Para montar sua carteira de investimentos, o primeiro passo é definir quais os seus objetivos, ou seja, o que você espera daquele investimento. Essa é uma reflexão pessoal que é de suma importância para estabelecer de onde você parte e aonde deseja chegar.

O segundo passo é identificar o seu perfil de investidor. Essa é uma ferramenta importantíssima para guiá-lo na escolha dos títulos e ações mais adequadas. Aqui, a sistemática é um tanto quanto lógica: aqueles que possuem maior dificuldade em lidar com a volatilidade do mercado possuem um perfil conservador e, de antemão, devem seguir com cautela a renda variável, selecionando ativos de menores riscos. Por outro lado, aqueles que suportam bem a volatilidade inerente ao mercado, possuem um perfil mais arrojado e, por isso, podem se sujeitar um pouco mais aos potenciais riscos que o mercado oferece.

Selecionar os ativos

Após a identificação do perfil de investidor, é hora de analisar o mercado e traçar uma boa estratégia para atingir os objetivos almejados, sempre com base na diversificação dos ativos. Se você não possui conhecimento técnico para tanto, não se preocupe, pois existem boas casas de análise no mercado que, através dos seus analistas de investimentos, fazem esse estudo de mercado e facilitam a sua vida, através de recomendações de investimentos. Ah, as consultorias, serviços personalizados também são essenciais na formação de sua carteira de investimentos. 

Importância de uma carteira de investimentos

Por meio de uma carteira de investimentos você possui maior controle sobre os seus ativos, para fins de acompanhamento da rentabilidade, variações e performances em geral. Desse modo, é importante que você monte a sua carteira e cuide bem dela, verificando com base nos fundamentos, a hora de “girar” a sua carteira, por exemplo. 

Alguns cuidados

Ao montar a sua carteira de investimentos tenha cuidado com o percentual de alocação dos ativos de risco. Por mais que você tenha um perfil mais arrojado ao risco, mesmo assim precisa ter atenção com a escolha dos ativos. Mantendo-se os demais fatores constantes, o recomendado é aplicar 5% do seu patrimônio nas famosas empresas pimentinhas, ou seja, as mais arriscadas. 

Se dedique também à rentabilidade da sua reserva de emergência. De todo modo, são recursos que também compõem o seu patrimônio e que também devem apresentar rentabilidade. 
Então, ficou mais claro o que é uma carteira de investimento? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Por falar em carteira de investimentos, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos. 

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.