Como investir: sozinho ou com assessor financeiro?

Investir no mercado de renda variável é uma jornada repleta de desafios e oportunidades.  Para o investidor que almeja a liberdade financeira a longo prazo, a questão que frequentemente surge é: devo investir sozinho ou contar com a ajuda de um assessor de investimentos? 

Embora muitos optem pela comodidade de ter um profissional orientando suas decisões, a verdade é que investir sozinho, quando feito com conhecimento adequado, pode ser a opção mais vantajosa. Nesse artigo vamos te explicar o porquê.

Quais são os benefícios de investir sozinho?

Um dos principais benefícios de investir por conta própria é o controle total sobre suas finanças. Ao tomar suas próprias decisões de investimento, você assume a responsabilidade pelo seu sucesso financeiro. Isso significa que não há intermediários entre você e seus objetivos financeiros. 

Fica a pergunta: quem melhor do que você para gerir e conduzir o seu dinheiro? Além disso, a ausência de terceiros na gestão do seu patrimônio, elimina taxas de consultoria e comissões que ao longo do tempo podem diminuir seus ganhos. 

Ao “terceirizar” a gestão do seu dinheiro, também trazemos um importante ponto: é bastante comum que os assessores de investimento sejam incentivados a promover ativos ou fundos que os beneficiem, em virtude das comissões recebidas da corretora. Como costumamos questionar: será que esses investimentos são os mais adequados para você, para a sua necessidade?

Conhecimento é poder

Ao se envolver diretamente no processo de tomada de decisões de investimento, você se sente na obrigação de adquirir um entendimento profundo do mercado financeiro e corre atrás disso. Por meio do conhecimento, você desenvolve habilidades que irão impactar para sempre sua vida de forma positiva.

Esse conhecimento não apenas o capacita a tomar decisões mais informadas, como também aumenta sua confiança como investidor. 

Flexibilidade: mude a estratégia!

Outra vantagem de investir por conta própria é a flexibilidade. Como investidor autônomo, você tem a liberdade de adaptar sua estratégia de investimento de acordo com suas necessidades e objetivos pessoais. Aqui também falamos sobre otimização de tempo e menos processos burocráticos.

Dessa forma, você pode explorar diferentes tipos de investimentos, ajustar sua alocação de ativos conforme as condições do mercado e tomar decisões de acordo com sua própria tolerância ao risco. Essa flexibilidade é especialmente importante para investidores que buscam construir um portfólio diversificado e resistente a crises.

E seu investir sozinho e errar?

Agora, você pode estar se perguntando: e se eu cometer erros ao investir sozinho? A verdade é que o risco de cometer erros financeiros não desaparece completamente, mesmo com a orientação de um assessor financeiro. No entanto, ao investir por conta própria, você ganha a oportunidade de aprender com esses erros e crescer como investidor. Cada decisão errada é uma lição valiosa que o aproxima ainda mais de seus objetivos financeiros.

Não invista “às cegas”

É importante ressaltar que investir sozinho não significa investir às cegas. Pelo contrário, significa, conforme enfatizamos acima, a busca constante por conhecimento e aprimoramento de suas habilidades como investidor. Hoje em dia, existem inúmeras fontes de informação e recursos disponíveis, desde livros e artigos online até cursos especializados.

Se você está interessado em iniciar sua jornada de investimento, a VG oferece uma variedade de cursos, ministrados pelo Professor Vicente Guimarães, para capacitá-lo a tomar as melhores decisões e construir um futuro financeiro sólido. Cursos como “Dividendos Turbinados” , “Investdor Faixa Preta”, “Investidor 10K” e “Seguro com Opções”.

Junto a isso, também oferecemos várias opções de carteiras com as melhores opções de ativos com todo o suporte dos nossos analistas.

Diante desses argumentos, fica claro que investir sozinho, com conhecimento adequado, é uma escolha mais vantajosa do que contar com um assessor financeiro. 

A liberdade, a educação financeira, a flexibilidade e a oportunidade de aprender e crescer como investidor são apenas algumas das razões pelas quais muitos optam por seguir esse caminho. Conte com a VG para te ajudar em todo esse processo!

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.