Para quem busca entrar no mercado financeiro, é imprescindível compreender e monitorar índices-chave, como o Ibovespa. Esse é o principal índice de ações da Bolsa Brasileira (B3) e reflete a temperatura do mercado financeiro a cada pregão.
Neste artigo, abordaremos uma visão abrangente do que é o Ibovespa, sua função, operação e os fatores que influenciam seu desempenho.
- O que é Ibovespa?
- Para que serve e como funciona?
- O que faz o Ibovespa subir ou cair?
- Bovespa e B3: qual é a diferença?
Mas antes disso… Se você está neste artigo, certamente deseja investir de forma inteligente, aumentar seus rendimentos e alcançar sua liberdade financeira. A VG tem o curso perfeito para você!
O que é Ibovespa?
O Ibovespa é o principal índice de ações do mercado brasileiro e reflete o desempenho das ações das empresas mais negociadas na bolsa brasileira.
Diante de tantas possibilidades de investimento, existem aquelas ações que são mais buscadas e negociadas na B3. Nesse momento, entra o Ibovespa, como uma referência para a maioria dos investimentos em renda variável, o que inclui fundos imobiliários, BDRs, ETFs, entre outros. Por essa razão, os investidores, gestores de fundos e analistas estão sempre atentos às suas movimentações.
Para que serve e como funciona o Ibovespa?
O índice Ibovespa é um indicador, que oferece uma visão geral do desempenho médio das ações listadas na Bolsa e tem o objetivo de acompanhar a evolução e a saúde do mercado financeiro.
Mas como ele funciona? Ele é medido em pontos da seguinte maneira: quando a sua pontuação sobe, significa que a maioria das ações que compõem o índice valorizaram. Por outro lado, quando o Ibovespa cai, é sinal de que a maior parte das ações negociadas na Bolsa também caiu.
Esse processo de sobe e desce no preço das ações é chamado de volatilidade o que explicamos detalhadamente no artigos: “volatilidade de mercado” e “série volatilidade de mercado: aprofunde o seu conhecimento”.
Atualmente, o Ibovespa é composto por cerca de 86 ações de empresas de diferentes setores, sendo revisado periodicamente.
As ações que fazem parte representam cerca de 80% do volume de negócios em cada pregão. Explicando melhor, existem hoje mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira, ou seja, cerca de 22% das ações da B3 representam 80% de todo o volume de negociações.
A seleção das ações leva em consideração critérios como liquidez e representatividade dos setores na economia brasileira.
E já que estamos falando em seleção das ações, você, investidor, muitas vezes ainda tem dúvidas sobre dividendos. Qual é a estratégia perfeita para acumular dividendos todos os meses e alcançar a sua liberdade financeira a longo prazo? A VG conta com carteiras recomendadas de Ações e Fundos Imobiliários das melhores empresas pagadoras de dividendos.
O que faz o Ibovespa subir ou cair?
Diversos fatores influenciam o desempenho do Ibovespa: notícias sobre a economia, desempenho das empresas, decisões políticas, eleições e até mesmo o sentimento dos investidores.
Por exemplo, uma expectativa de crescimento econômico, bons resultados corporativos ou anúncios de políticas favoráveis tendem a impulsionar o Ibovespa. Por outro lado, instabilidade política, crises econômicas ou eventos inesperados podem levá-lo a cair.
Bovespa e B3: qual é a diferença?
A Bovespa era a antiga bolsa de valores de São Paulo, enquanto a Brasil, Bolsa e Balcão (B3) é a atual entidade resultante da fusão entre a BM&F Bovespa e a Cetip. A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, oferecendo serviços que vão além da negociação de ações, incluindo também mercados de derivativos, títulos de renda fixa e commodities.
Caritsa Moreira