Aprender com a experiência dos melhores investidores é fundamental para o desenvolvimento do investidor. A trajetória vencedora de cada um nos traz ensinamentos importantes, seja em seus acertos e erros. Entretanto, não acredito que copiar uma carteira de investimentos seja interessante, porém, observar e avaliar como os grandes tomam decisões é de grande importância. Pensando nisso, vamos passar pela estratégia de investimentos de Warren Buffett?
Os principais pontos de sua estratégia são os seguintes.
Compre negócios e não ações assim como Warren Buffett
Em primeiro lugar, quando Buffett decide por uma empresa, ele não compra apenas seu código de negociação, ele se torna sócio da companhia e tem o pensamento de dono. Por isso, Buffett avalia os gestores que estão à frente do negócio, o setor que a empresa está inserida, o que ela faz para continuar crescendo, quais os seus diferenciais e, claro, se o preço atual compensa a sua entrada.
Sua decisão é tomada depois de todos estes detalhes bem analisados. Dessa forma, suas decisões normalmente levam tempo até a primeira compra, pois ele compra um negócio e não apenas ações.
Procure por companhias que tenham vantagens competitivas
Durante o processo de estudo, Buffett procura por empresas com vantagens competitivas que se sustentem no longo prazo. Este é um desafio, principalmente hoje com o mercado tão concorrido como está. Mas empresas que tenham vantagens em relação aos seus concorrentes tem margens mais elevadas, entregam mais valor aos acionistas e, com isso, suas ações tendem a se valorizar mais ao longo do tempo.
Esta característica foi mais bem desenvolvida após o seu contato com Charlie Munger, sócio de longa data. Em seu início de carreira, Warren Buffett, procurava por empresas que estivessem com uma relação preço e valor patrimonial baixas, a fim de dar maior garantia em seus investimentos, independente da qualidade do negócio. Este tipo de investimento foi aprendido por ele com Benjamin Graham, sendo que ele apelidou estas empresas de cigar butts, ou bitucas de cigarro.
As vantagens competitivas são chamadas por Buffett e Munger de moat, ou fosso. Esta analogia é devido ao fosso que protegia os castelos em épocas passadas. Castelos com um maior fosso eram mais seguros e tinham mais chances de se protegerem de ataques inimigos.
Dessa forma, uma empresa com fosso é aquela que tem um diferencial competitivo que faz com que seus concorrentes tenham maior dificuldade de crescimento. Um exemplo que Buffett tem em carteira é a Coca-Cola. A marca forte da empresa faz com que seus clientes a enxerguem com maior valor, com isso, a empresa tem maiores margens e maior capacidade de repasse de preços.
Foque no longo prazo e no valor da empresa. Não foque no lucro de curto prazo.
O terceiro ponto é que seus resultados devem ser medidos no longo prazo e não em operações de curto prazo. O foco deve ser em escolher empresas com boa geração de caixa e não a partir das oscilações do mercado.
Olhar a cotação e ler notícias que não interferem na operação da empresa te atrapalham pois você ficará inseguro e cada vez mais tentado a vender suas ações. Quando você entende que a volatilidade faz parte do jogo, além de não se preocupar com o vai e vem do mercado, pode aproveitar boas oportunidades de compra.
Invista com margem de segurança.
Conforme a filosofia VG de investir, o preço importa. Então invista apenas com margem de segurança. Devido à incerteza dos negócios e do mercado, você deve compensar o risco comprando ativos por um preço menor que seu valor intrínseco, para que durante as flutuações de mercado você esteja mais protegido. Aqui o conhecimento sobre valuation e análise contábil são um diferencial.
E Buffett sempre utiliza deste princípio para comprar participações das empresas que tem em carteira.
A margem de segurança na prática é o seguinte: caso você encontre após estudar sobre a empresa e estimar um valor de R$100,00 por ação, seu preço limite de compra pode ser R$90,00.
Comprar abaixo do valor intrínseco te dá mais segurança e reduz o risco do investimento.
Seja paciente como Warren Buffett
Por fim, seja paciente. Esta talvez seja a característica mais difícil, mas que provavelmente irá trazer resultados mais consistentes para você.
O foco no longo prazo, realizar seus aportes de forma constante e ter a paciência de esperar os resultados virem são a combinação perfeita para o investidor. Quem entra na bolsa de valores procurando resultados rápidos, normalmente tem problemas.
Um bom exemplo de Buffett são as suas ações da Coca-Cola, sua primeira compra foi na década de 80 e ele mantém estas ações até hoje.
Conclusão
Aprender com quem tem sucesso é fundamental. Os ensinamentos de Warren Buffett são importantes, pois todos nós podemos colocá-los em prática.
Mas apesar de sua estratégia de investimentos ser simples, aplicá-la com consistência para obter os benefícios do longo prazo é tarefa difícil. Por isso, todo investidor deve sempre se manter atualizado e estudando para que o sucesso seja questão de tempo.
Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:
Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682