O mercado de ações traz muitos receios e incertezas, principalmente para o investidor iniciante. A falta de cultura de investimento em renda variável no país e o baixo conhecimento sobre o assunto fomentam ainda mais esse sentimento. Um exemplo disso é a crença equivocada de que o investimento em ações é exclusivo para pessoas ricas, um dos mitos que afastam muitos indivíduos da Bolsa de Valores.
Como opera esse mercado? Qual é o seu propósito? Essas são algumas das indagações dos investidores iniciantes ao considerarem a possibilidade de aplicação do seu dinheiro.
Neste artigo, exploraremos os principais motivos pelos quais investir em ações é uma estratégia inteligente para alcançar seus objetivos financeiros.
O que é uma ação?
As ações são ativos que representam uma parte do patrimônio de uma empresa, sendo essa uma das principais formas de investimento no mercado financeiro.
Quando uma empresa abre o seu capital, ela possibilita a compra de ações, realizada pelo investidor, na Bolsa de Valores, a B3. Somente aquelas emitidas por companhias registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), podem ser negociadas na Bolsa.
Ao investir em ações, como a da Petrobrás e da Vale do Rio Doce, por exemplo, o investidor passa a ter uma pequena porcentagem da empresa, tornando-se acionistas e dependendo do tipo de ação, pode garantir certos direitos, como o voto em assembleias (participação na tomada de decisão da diretoria e governança) e o recebimento da parte dos lucros em forma de dividendos, de acordo com a porcentagem que possuam, claro, também depende da política de remuneração da empresa.
Com essas ações, os compradores ganham uma parte da rentabilidade, ao passo que a empresa usa o dinheiro investido para financiar operações, ganhar mais espaço no mercado, promover projetos de expansão, entre outros.
Primeiros passos para investir em ações: pontos fundamentais
O primeiro passo é estudar o mercado financeiro. O investidor precisa compreender as tendências, riscos e oportunidades de crescimento. Esse conhecimento contribui diretamente para tomadas de decisões assertivas, proteção do patrimônio e adaptação às mudanças do mercado.
Tão importante quanto compreender o mercado, é estudar o histórico da empresa no mercado financeiro, além de estabelecer qual será o valor investido. É imprescindível ter em mente que na renda variável, os investimentos podem sofrer oscilações significativas tanto para cima quanto para baixo, o que reforça ainda mais a compreensão do mercado e a necessidade de evitar decisões impulsivas fundamentadas em emoções. Dessa forma, é recomendável que a rentabilidade obtida pelas ações deve ser usufruída a longo prazo, enquanto que a curto prazo, o recomendado é sempre possuir uma reserva de emergência, já que estamos falando de renda variável.
Não há um valor mínimo para a compra de ações e ela é acessível não apenas às pessoas ricas, como erroneamente costuma se pensar. O valor investido dependerá da ação e sua quantidade. Vamos exemplificar com o seguinte cenário:
Um investidor compra um lote com 100 ações e o valor de cada uma delas no mercado é de R$8,00. Para realizar essa operação, ele precisaria de R$800,00.
Lembrando que esse é um valor exemplificativo, pois uma ação pode ter o valor maior ou menor do que o exemplo apresentado.
As ações são compradas no mercado financeiro da seguinte forma: por lote com a quantidade mínima de 100 ações ou fracionadas, com a variação de 1 a 99 ativos. Ou seja, você pode comprar uma única ação se desejar.
5 vantagens para investir em ações
1- Potencial de retorno significativo a longo prazo
Uma das principais razões para investir em ações é o seu potencial de retorno significativo. Ao comprar ações, o investidor se torna um acionista e se a empresa cresce e prospera, o valor das suas ações também tende a aumentar, proporcionando um bom retorno sobre o investimento.
2- Diversificação
Investir em ações permite diversificar sua carteira de investimentos. A diversificação é uma estratégia importante para reduzir o risco. Ao investir em ações de diferentes setores e regiões geográficas, o acionista pode espalhar os riscos e aumentar suas chances de obter retornos positivos, mesmo em tempos de volatilidade do mercado.
3- Participação nos lucros
Ao investir em ações, há a participação nos lucros das empresas, que distribuem dividendos aos acionistas. Esses dividendos representam uma parcela dos lucros da empresa e podem proporcionar um fluxo de renda passiva consistente.
4- Acesso à grandes empresas
O mercado de ações oferece acesso direto às maiores e mais inovadoras empresas do mundo. O investidor pode se tornar o acionista de empresas que estão na vanguarda da tecnologia, saúde, energia e muitos outros setores, potencialmente se beneficiando do seu crescimento.
5- Flexibilidade de Investimento
O investimento em ações não requer um grande capital inicial. Você pode começar com um aporte relativamente pequeno e aumentá-lo com o tempo. Além disso, há várias estratégias de investimento em ações, que podem potencializar os ganhos.