O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação, apresentou uma variação com a alta de 1,14% em setembro, acima da expectativa do mercado que era de 1,02%.
Com o resultado, o índice dessa variação da inflação acumula alta de 7,02% no ano e 10,05% em 12 meses.
O resultado foi puxado principalmente pelo grupo de Transportes (+2,22%), no qual a gasolina segue pressionando bastante (+2,85%) e acumula alta de 39% nos últimos 12 meses.
Em conjunto, o grupo de habitação apresentou uma alta de 1,55% no período, com o maior impacto oriundo novamente da energia elétrica (+3,61%). Vale lembrar que a partir de 1ª de setembro passou a vigorar a bandeira tarifária de Escassez Hídrica.
IPCA-15 (por grupo)
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
Por fim, acreditamos que o cenário para inflação ainda está bastante negativo. Afinal, a crise hídrica e a alta do petróleo permanecem impactando o índice. Além disso, vale a atenção para a inflação de serviços que está acelerando com a reabertura da economia.
Se você tem qualquer dúvida sobre assuntos do mercado financeiro, seja sobre inflação, renda variável, investimento a longo prazo, finanças, entre outros, acesse as nosass redes sociais. Lá difundimos um vasto conteúdo para te deixar muito bem informado. Conheça aqui o nosso Instagram.
Lembre-se: nossos analistas estão à disposição para esclarecer suas dúvidas, inclusive aqui, nos comentários.