O investidor fundamentalista busca o sucesso no longo prazo. No entanto, até chegar nesse “longo prazo” muitas situações irão acontecendo, pois, eventos acontecem, sejam macroeconômicos, setoriais ou específicos das empresas. Por isso, hoje vamos ensinar quando vender uma ação.
Nessa linha de acontecimentos, muitas vezes e por diversos motivos, o investidor fundamentalista, visualiza que um determinado ativo precisa ser vendido, pois o que motivou a compra, não se sustenta mais no longo prazo. E então, você pode se fazer a pergunta, “quando devo vender uma ação?” No conteúdo de hoje irei trazer alguns fatores que irão te ajudar a entender quando deve vender uma ação.
5 fatores de quando deve vender uma ação
1 – A cotação da ação subiu muito além do seu valor justo
Como sabem, valor justo é o valor que a empresa tem a entregar além do seu preço. Então, se aquela empresa atingiu o seu valor justo e você acha que não tem mais fundamentos para ir além daquele valor, é um bom sinal de venda.
As vezes acontece do preço de uma ação se elevar muito em virtude do humor do mercado, e isso pode acontecer mesmo com empresas sólidas. Então, mesmo nesses casos, se observar que os preços estão absurdamente altos, deve realizar a venda.
2 – Os fundamentos da empresa estão deteriorados
Por diversas razões, as vezes até por um avanço tecnológico, por exemplo, os fundamentos das empresas podem se deteriorar, não fazendo mais sentido, a geração de valor antes esperada. Nesse sentido, é importante reavaliar as expectativas futuras, e sendo o caso de os fundamentos de fato estarem depreciados para o médio/longo prazo, deverá realizar a venda.
3 – Mudanças estruturais no setor ou na empresa
Detalhando mais especificamente esse ponto (que é o de fundamentos das empresas), pode acontecer de alguma empresa precisar passar por alguma mudança (turnaround) e esse processo acabou não apresentando tanto sucesso.
4 – Comprou uma ação por modinha
Bom, nesse ponto, caso tenha entrado na modinha de comprar ações porque todo mundo está falando nela, e acabou percebendo que não era tudo aquilo que o mercado estava “apontando”, ou seja, que de fato, os fundamentos não justificam um ganho significativo de valor. Então, é melhor reavaliar se deveria vender o ativo, e buscar rentabilidade em outro, mesmo se estiver com alguma perda no primeiro (“compra errada”).
5 – Diversificar o patrimônio
Como sabemos, “não devemos colocar todos os ovos em uma única cesta”. Quando você foi às compras, pode ter se empolgado em um determinado ativo que já está te garantindo uma boa rentabilidade, e até já passou do preço-teto e se aproxima do valor justo. Então, neste caso, você pode analisar se vale a pena vender o ativo e comprar outros. Pois além de obter a rentabilidade neste primeiro ainda conseguirá diversificar a sua carteira.
No geral, esses são alguns fatores que você pode considerar para identificar quando deve vender uma ação. Os que aqui foram listados com certeza já funcionam como bons sinalizadores.
Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.