Shareholder Yield é o indicador mais poderoso que existe para análise de ações que vai além dos dividendos e apresenta uma simples fórmula para seu cálculo.
Considera os principais mecanismos que geram valor para o acionista. Ou seja, uma remuneração direta (dividendos) ou indireta (algo que aumente sua remuneração direta) como a recompra de ações e o pagamento de dívidas.
Estudo da Osam Research
Segundo uma Pesquisa da Osam Research foi demonstrado a importância do dividend yield e que a escolha de uma carteira com boas pagadoras de yield foi capaz de superar o índice da Bolsa Americana – S&P500.
Foram selecionadas cerca de 5000 ações listadas na Bolsa Americana as quais foram divididas em 10 grupos e dentre eles foi possível visualizar quais são os maiores pagadores.
Recompra de ações
O estudo demonstra também a importância fundamental da recompra de ações (um indicador que nos EUA é muito importante, dado o imposto sobre Dividendos).
Uma carteira associando ações de empresas com dividend yield e que fazem recompras da forma correta e no momento correto supera em muito o desempenho médio de mercado.
Por que as empresas recompram suas próprias ações?
As empresas gostam de recomprar ações quando estão baratas. Um grande programa de recompra costuma enviar uma mensagem aos investidores que a administração de uma empresa acredita que suas ações estão sendo negociadas abaixo do valor intrínseco, ou seja, valor justo.
Às vezes as ações são recompradas para compensar a diluição que ocorre quando as ações são concedidas aos funcionários.
Como fazer uma recompra na hora certa?
Existem 3 qualificadores que auxiliam a identificar as excelentes recompras que podem gerar muito valor ao acionista:
- O que importa é a “recompra líquida” (que leva em consideração a emissão de ações junto com as recompras) a pesquisa mostra que as empresas que têm maiores recompras de ações (maiores buybacks) possuem retorno maior do que a média.
- Evite empresas que têm programas de recompra significativos, porém negociam com preços altos. Fuja dessa armadilha: empresas com grandes programas de recompra que recompram ações exatamente no momento errado: quando o preço de suas ações está muito caro.
- Foque em empresas que realizam recompras, mas tem boa rentabilidade e boa lucratividade.
Recompra líquida de ações = recompra – emissões de ações
Afinal, não adianta a empresa somente fazer a recompra se ela também faz a emissão de ações.
Redução da dívida líquida = Dívida líquida = Dívida bruta – Caixa
Fórmula do indicador Shareholder Yield
SY = Valor dos dividendos pagos + Recompra líquida de ações + Redução da dívida líquida _________________________________________________
Valor de mercado (número de ações X preço)
Simplificando o Shareholder Yield
SY = % Dividend Yield + % Recompra de Ações
Dividend Yield, o qual vem dos proventos, ou seja a parte do lucro distribuído aos acionistas como dividendos ou como Juros sobre capital próprio (JCP ou JSCP) sendo o Dividend Yield a relação entre os proventos pagos (soma dos últimos 12 meses e o preço da ação.
Fórmula do Yield
Yield = Soma dos proventos* últimos 12 meses
___________________________________________
Preço da ação
*proventos = dividendos e jcp
Confira aqui como obter dados e montar uma planilha de análise!