Valuation, na Língua Portuguesa do Brasil significa “Avaliação de Empresas”, é uma técnica reconhecida que existe para determinar o valor justo de algo, seja uma ação, uma máquina, fábrica… Ela é utilizada não somente no mercado financeiro para avaliar ações, mas em situações de processo judicial como por exemplo: um inventário de uma herança e para isso, possui métodos.
Uma pessoa realiza o valuation todos os dias. Pense: quanto vale uma empresa? Uma obra de arte? Um celular?
Em suma, é um método utilizado para a determinação do preço considerando os fluxos de caixa da companhia ou com base na análise comparativa de múltiplos.
Valuation no mercado financeiro
O valuation é extremamente importante para fazer qualquer investimento e proporcionar mais segurança em seus investimentos.
Afinal, se você acaba pagando mais do que aquele ativo deveria valer certamente você não fará um bom negócio.
Assim, com base no resultado encontrado para o Valuation o investidor ou analista compara esse valor com o valor de mercado atual e decide em quais momentos vale a pena comprar ou vender.
Basicamente, ele responde a famosa pergunta: a ação está barata ou cara?
Objetivos do Valuation para o investidor
- Impedir o investidor de comprar caro;
- Fazer o investidor identificar assimetrias de valor e preço;
- Fazer o investidor determinar o preço justo de uma ação.
O Valuation nunca erra?
O Valuation é como uma previsão do tempo, existe uma margem de erro, porém em média estatisticamente, os analistas que aplicam essa técnica acertam.
Dessa forma, baseando no resultado encontrado para o Valuation e no preço atual da ação, os analistas fazem recomendações de compra ou venda de ativos.
Valuation de qualidade exige:
- Definição das premissas;
- Dedicação ao estudo de capacitação compreendendo os conceitos de contabilidade, como por exemplo: saber o que é ativo, passivo, patrimônio líquido;
- Saber o custo de horas envolvidas na análise.
A importância de aplicar Valuation na sua empresa
Aplicar o Valuation em sua empresa é fundamental para uma boa avaliação de seu valor alinhando as suas expectativas e o quanto realmente vale a empresa.
Visto que é comum que o dono de uma empresa, por possuir um vínculo emocional com o negócio não possua uma ideia de valor íntegro e preciso de seu negócio, dado todo o esforço do trabalho exigido.
Para a construção de um laudo de Valuation, é necessário realizar uma análise financeira completa da empresa.
Pois esta possibilita informações que podem auxiliar durante a tomada de decisões de um gestor.
Como a compreensão do comportamento da empresa frente seus concorrentes, levantamento de falhas e análise de riscos do investimento.
Métodos de Valuation
Modelo de fluxo de caixa descontado (FCD)
Um dos métodos de Valuation mais conhecidos e utilizadas por bancos de investimentos e muito confundidas com o conceito de valuation
É considerado um modelo difícil de ser aplicado, entretanto da mesma forma em que é possível aprender um idioma novo também é viável aprender o FCD.
Empresários e consultorias utilizam esse modelo para analisar investimentos, aquisições e calcular o valor de uma organização.
Análise comparativa de múltiplos
Esse método é utilizado quando se necessita de uma análise rápida e de fácil interpretação.
Como quando você compara ativos similares em que seguem o mesmo padrão de valor em empresas que sejam concorrentes no mesmo setor e possuam características semelhantes.
Em vista disso, para calcular o múltiplo preço/lucro, encontre o preço e o lucro por ação comparando assim, com o lucro por ação da empresa que você está contrastando.
Confira em nosso outro artigo os mitos do Valuation.