Estamos iniciando a semana com o mercado digerindo as sinalizações recentes do FED em torno da necessidade de acelerar o processo de normalização monetária. Bolsas estão em queda, Cripto assim como Commodities.
Os títulos de 10 anos dos EUA estão atingindo 2,7%, patamar não visto desde fevereiro de 2019. As expectativas de inflação nos EUA estão ao redor de 7%, o que justifica a preocupação do FED. Dados recentes da economia europeia também já apontam fortes sinais de desaceleração.
Na China, a situação com a pandemia segue alarmante. Shangai está em lockdown e ontem atingiu 25 mil novos casos da doença, um novo pico desde o começo da pandemia. No lado positivo esses efeitos ajudam no arrefecimento das commodities de forma global, minério de ferro e petróleo caem mais de 4% hoje.
No cenário doméstico na semana passada tivemos os dados mensais de inflação, que mais uma vez vieram acima das expectativas. Em evento recente o presidente do Banco Central disse que tem havido surpresas inflacionárias em diversos países e o Brasil está atento para o movimento global de aumento de Juros e pode reagir quanto a isso.
Ao longo desses momentos difíceis o investidor precisa manter o seu foco e blindar o seu patrimônio da inflação, uma excelente forma é investindo em boas empresas, ser sócio de negócios competitivos, com capacidade de inovação e repasse de preços.