As bolsas estão dando continuidade ao movimento negativo verificado na última semana, com destaque deste começo de semana para a forte queda no preço das commodities. O minério de ferro cai cerca de 10%, além de contagiar o Petróleo e o Cobre. Parece que, definitivamente, entramos na fase do receio em relação ao crescimento global.
Nesse estágio do ciclo temos 2 fatores de preocupação ao mercado, por um lado os Juros futuros nos EUA está em patamares elevados o que reduz parte da atratividade da bolsa, por outro lado o crescimento chinês (e global) vem arrefecendo, o que se traduz em forte impacto nas commodities.
Esse cenário tende a prejudicar os ativos Brasileiros principalmente os mais ligados a economia internacional, como a Vale, CSN Min, Suzano, Cmin, Petrobras entre outros.
A depreciação atual da moeda Chinesa evidencia os problemas concentrados na desaceleração da sua economia nessa nova fase do ciclo econômico.
No Cenário Brasil, tivemos uma deterioração nas relações institucionais entre o Executivo e o Judiciário, assim como mais uma prévia eleitoral do Banco BTG Pactual (sem grandes mudanças no cenário), mas que podem aumentar a percepção de risco de alguns investidores.
Luan Alves
Estrategista VG Research