Nestes últimos dias muitos criptoativos caíram mais de 50% e alguns protocolos como Terra LUNA até foram varridos do mapa.
Inclusive, o fechamento desta última semana confirmou pela primeira vez na história uma tendência de baixa de 07 semanas consecutivas nos preços do Bitcoin.
*O recorde anterior era de 06 semanas em 2014.
Ou seja, durante todo esse período o preço da maior criptomoeda do planeta renovou novas mínimas uma seguida da outra, deixando bem claro que vivenciamos um dos piores momentos da história para o mercado de criptomoedas.
Aliás, o indicador de medo e ganância deste mercado atingiu a mínima de um ano, alcançando 9 pontos de um índice que vai de 0 a 100.
Não há dúvidas que o mercado como um todo entrou no modo pânico e está totalmente avesso ao risco.
No entanto, por mais que a situação atual seja delicada, esta não é uma exclusividade do mercado cripto e definitivamente nem a pior queda de todos os tempos.
Historicamente, o Bitcoin guarda algumas quedas monumentais e aqueles que sobreviveram e aproveitaram do momento de pânico extremo para comprar e acumular bons criptoativos, com certeza fizeram um ótimo negócio.
Na tabela a seguir, podemos observar algumas das piores quedas do preço do Bitcoin e quanto tempo durou essas correções.
*Lembrando que o Bitcoin por ser o primeiro e mais relevante criptoativo do mundo ele serve como norte para as demais criptomoedas.
Notoriamente, o maior período de queda ocorreu entre final de 2013 e início de 2015, foram 410 dias de pressão vendedora, somando uma desvalorização de aproximadamente 85%.
Nos dias atuais, acumulamos 188 dias de queda, colocando o momento atual como o terceiro pior da história.
A verdade é que é impossível determinarmos quando essa tempestade vai passar, as incertezas que assombram o mercado são as mesmas, mas já conseguimos observar grandes investidores acumulando nesta faixa de preço atual.
Inclusive, o primeiro ETF de Bitcoin do mundo, Purpose Bitcoin ETF, registrou na semana passada a maior adição de novos BTC ao fundo.
Foram mais de 6,9k Bitcoins adicionados de uma só vez, a maior adição da história.
Em momentos como este vemos muitos investidores jogarem a toalha, no entanto, são justamente nestes momentos que surgem as melhores oportunidades.
Quando vamos sair deste bear market?
Impossível dizer, mas tenho certeza de que aqueles que estão acumulando criptoativos de bons projetos num momento tão incerto quanto este, no longo prazo sem dúvida alguma serão recompensados.
Felipe Fernandez