4 erros que você deve evitar em 2023 nos seus investimentos

Novo ano começando e umas das principais metas estabelecidas por todos é a de poupar e investir mais. Mas para podermos ser um melhor investidor do que fomos em 2022, devemos prestar atenção em nossas decisões, para que sejam cada vez mais assertivas, a fim de evitar determinados erros que farão diferença para os seus resultados de longo prazo.

Pensando nisso, vamos conversar sobre quatro erros comuns que os investidores cometem?

Fonte: https://investidoremvalor.com/10-erros-de-investimentos/

Erro #1: Basear seus investimentos apenas em correlações históricas

O primeiro erro a evitar é confiar exclusivamente em correlações históricas. Contextualizando, a correlação mede como dois ativos se movimentam, em relação ao outro. Quando dois ativos se movimentam na mesma direção, seja de queda ou de alta, dizemos que sua correlação é positiva. Quando os ativos se movimentam em direções opostas, sua correlação é negativa.

Dessa forma, buscar ativos com correlações diferentes equilibram e reduzem o risco da carteira, por exemplo, durante o ano de 2022 as bolsas performaram em queda, enquanto a bolsa brasileira terminou o ano positiva, mesmo com estes ativos com uma correlação próxima, mas no ano de 2021 o que aconteceu foi o inverso, pois a bolsa americana performou bem, enquanto o Ibovespa caiu.

Com isso, tenha em mente que a diversificação não é apenas sobre o quanto duas classes de ativos se movem em direções diferentes. O momento de cada país e suas condições econômicas podem interferir nesse resultado.

Outro exemplo, no mercado norte-americano as correlações entre setores da indústria foram todas positivas em 2022, mas o setor de energia teve retornos positivos ao contrário dos demais. Ter o setor de energia em seu portfólio teria proporcionado uma das melhores diversificações em 2022.

Ou seja, o mercado se comporta de determinada maneira a cada ano, com isso, se basear apenas no que aconteceu no passado, não é garantia de performance no futuro.

Erro #2: Pensar que apenas adicionar mais investimentos aumentam a sua diversificação

O segundo erro que devemos evitar em 2023 é pensar que adicionar mais classes de ativos necessariamente aumentará a diversificação de nosso portfólio. O ano de 2022 foi bastante atípico, pois as quedas foram generalizadas, com isso, apenas a diversificação não foi garantia de performance. Os mercados de ações internacionais tiveram um de seus piores anos, e ter empresas de qualidade em seu portfólio também não ofereceu garantia de retorno.

Claro, não estou indicando que você deve abrir mão da diversificação, pois ela é fundamental para todo investidor. O erro que devemos evitar é o de adicionar novos ativos para a carteira de investimentos sem critério, acreditando que apenas isso é suficiente.

E a forma de evitarmos este erro é criar um plano de investimentos. Antes de realizar seus primeiros aportes, avalie sua carteira, olhe o percentual de cada classe de ativo e estipule percentuais meta para cada um. Ao passar dos meses, naturalmente sua carteira irá se desbalancear e você saberá onde realizar seus aportes.

Erro #3: Usar o histórico de mercado como seu principal guia

O principal erro neste ponto é acreditar que a história sempre irá se repetir. Apesar da clássica frase de Mark Twain: “A história nunca se repete, mas rima”, nos indicar que o passado nos orienta sobre o futuro, acreditar que necessariamente ela irá se repetir, pode ser um grande erro.

Imagine o investidor que acreditou que em 2022 a performance de 2021 iria se repetir. Assim, sua carteira iria se concentrar em criptomoedas e renda variável. Dessa forma, sua performance seria desastrosa.

Erro #4: Tentar adivinhar o futuro

Os bancos centrais têm sistemas poderosos para fazer previsões econômicas e muitas vezes estão erradas. Podemos fazer melhor? Eu acredito que não. Outro exemplo comum para o investidor brasileiro é a busca pela próxima Magazine Luiza. 

Dessa forma, tentar adivinhar o futuro e apostar todas as suas fichas nisso é perigoso. Como disse Ray Dalio: “Aquele que vive seguindo a bola de cristal está destinado a comer cacos de vidro”.

Aqui a estratégia de criar um plano e segui-lo à risca, te protege de cometer este erro.

Como evitar estes erros?

Algumas dicas que podem te auxiliar durante o ano de 2023 são:

  1. Faça sua reserva de emergência: antes de buscar por ativos de risco, se assegure e construa sua reserva de emergência. Ela dará tranquilidade para você e sua família;
  2. Crie um plano de investimentos: troque a busca pelo enriquecimento rápido pela construção de um plano de investimentos. E o mais importante, se mantenha dentro deste plano por vários anos e não apenas em 2023;
  3. Prepare-se para a incerteza e volatilidade: dentro deste plano, se prepare para deslizes e pequenos erros. Tenha uma reserva de oportunidade para te dar tranquilidade para superar os momentos de adversidade;
  4. O que irá te enriquecer é o seu trabalho: o seu maior foco é o de buscar aumentar sua fonte de renda para poder aportar cada vez mais. Isso será mais importante do que acertar a melhor empresa para investir;
  5. Busque por mais conhecimento: seja o conhecimento para você ter um salário ou faturamento maior e o de investir melhor seu dinheiro, a busca por conhecimento deve fazer parte da sua trajetória de forma incessante.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.