Análise vertical e horizontal

Além de entender a respeito do funcionamento dos principais relatórios contábeis que são emitidos pelas empresas, ter o conhecimento das ferramentas necessárias para analisá-los também é importante para auxiliar o investidor em seu processo de tomada de decisão. Dessa forma, ele tem a possibilidade de comparar valores em diferentes períodos, entender sobre itens não-recorrentes entre outras informações relevantes, que sem estas ferramentas são mais difíceis de serem rastreadas.

Pensando nisso, vamos entender duas formas interessantes de análise da operação de uma empresa? Estas duas análises são chamadas de vertical e horizontal.

De modo geral, a análise vertical busca analisar o percentual de cada item, setor ou segmento em relação aos seus resultados como, por exemplo, a receita. Já a análise horizontal avalia a evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.

Fonte: https://celero.com.br/blog/analise-financeira/

Análise vertical

A principal característica da análise vertical é a de que sua análise é realizada em um mesmo período de tempo, ou seja, avaliamos os números da companhia num mesmo trimestre ou ano. Este tipo de análise é interessante para a avaliação sobre a importância de determinados itens para o balanço ou demonstrativos financeiros da empresa.

Simplificando, a fórmula para a análise vertical é:

AV = ( valor do item / valor da base de cálculo ) x 100

Exemplo

Na figura abaixo é ilustrada o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) de uma empresa fictícia.

Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/analise-horizontal-e-analise-vertical/

Toda análise vertical é realizada utilizando algum dos itens do demonstrativo como referência, que normalmente é a receita bruta da empresa no período. Dessa forma, com a análise vertical podemos avaliar a proporção de todos os valores indicados na DRE em relação à receita, servindo como forma de avaliação de crescimento ou queda desses índices em relação aos outros trimestres.

Por exemplo, vamos avaliar o EBITDA da empresa ao longo dos meses. Em janeiro o valor de EBITDA da empresa era de 50,5% (1.049.678/2.079.068) da receita bruta, em fevereiro 50,9% (1.127.723/2.217.636) e em março 56,6% (1.583.203/2.798.031). Ou seja, a partir destes três meses de avaliação podemos notar um crescimento da representatividade do EBITIDA na DRE da empresa, o que é um fator positivo. Já o item ‘Outras Despesas’ possui uma variação grande entre os meses, pois o lucro líquido da companhia em relação a receita bruta nos meses de janeiro, fevereiro e março foi de 0,9% (18.465/2.079.068), 0,3% (7.377/2.217.636) e 11,2% (314.132/2.798.031). Com isso, é um ponto que os gestores dessa empresa devem atenção.

Análise horizontal

A análise horizontal consiste na avaliação de determinado valor ao longo do tempo. Dessa forma, é possível avaliar como está o crescimento da empresa ao longo dos trimestres/anos. São comparados os mesmos itens em exercícios diferentes.

Se pudermos explicar em uma fórmula, o cálculo da análise horizontal seria:

Análise Horizonta = [ ( valor atual / valor base ) – 1 ] x 100

Exemplo

Utilizando o mesmo DRE da análise vertical, vamos fazer a análise horizontal da empresa durante os três primeiros meses de 2017.

Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/analise-horizontal-e-analise-vertical/

Pensando na evolução da receita, temos que entre os meses de janeiro e fevereiro houve um crescimento de 6,7% na receita (2.217636/2.079.068). Em relação ao mês de março, o crescimento comparando com janeiro de 2017, a companhia cresceu 26,2% (2.798.031/2.079.068).

Um ponto importante de avaliarmos ao longo do tempo é o controle de custos, tais como a linha ‘Gastos e Despesas’, pois a partir daí conseguimos avaliar se a empresa está realizando um controle eficiente de seus principais gastos e se o aumento das vendas está compensando o aumento de custos, tais como os da inflação. Para a empresa do exemplo, suas despesas aumentaram em relação ao mês de janeiro em 6,6% (1.054.998/989.760) e 10,8% (1.169.403/989.760) para os meses de fevereiro e março, respectivamente.

Indicadores

É a partir destas duas principais análises que são compostos importantes indicadores utilizados por diversos investidores, tais como os indicadores de liquidez, rentabilidade entre outros.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.