Antes de entendermos o que é um rali de bear market, é necessário lembrarmos o que é um bear market: um mercado em tendência de queda prolongada, marcado pelo clima de incerteza e de aversão ao risco. Em junho, o S&P500 entrou tecnicamente na zona de bear market, ao cair mais de 20% em relação ao seu pico mais recente.
O Nasdaq Composite seguiu uma trajetória semelhante. Um rali de bear market, também conhecido como dead cat bounce (repique ou pulo do gato morto), se refere a uma rápida e breve recuperação no mercado de ações mesmo sem uma alteração na tendência de queda geral. Todos os mercados de bear market nos Estados Unidos apresentaram, pelo menos, um rali. De acordo com a Bloomberg, foram 8 ralis de bear market durante o crash da bolha Dotcom de pelo menos 18%. Ganhos de até 56% foram registrados nesses ralis – com breve duração, visto que os ganhos desapareceram após algum tempo.
“Começo de um novo bull market?” ou “É um rali de bear market?” são duas perguntas clássicas difíceis de responder quando se trata de um evento contemporâneo, embora fáceis de identificar ao olharmos em retrospectiva. Um rali de bear market funciona como uma espécie de armadilha, principalmente para aqueles que creem fortemente em um market timing absoluto e certeiro. Sucessivos ralis de bear market tendem a ser acompanhados de um movimento chamado de Capitulação.
Sinais de que o mercado “desistiu” (i.e., capitulou), como níveis de pessimismo e incerteza extremamente elevados, caracterizam uma fase de capitulação. Um outro sinal de capitulação é um volume elevado de negociações, com investidores antes otimistas realizando suas posições. Investidores em capitulação derrubam mercados, abrindo janelas de oportunidade. “Be fearful when others are greedy and greedy when others are fearful” (“Tenha medo quando os outros estão gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”).
Provavelmente, ao longo de um processo de capitulação, alguns investidores acreditarão que “acertaram as mínimas” quando, na verdade, se trata apenas de uma outra armadilha.
Por isso, a estratégia de Dollar-Cost Averaging é uma importante aliada em um plano de acumulação de ações a longo prazo. No final das contas, a humildade é fundamental para os investidores: acertar a mínima é possível, mas pouco provável.
Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:
Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.
Lucas Schwarz