Custo de oportunidade: venha conhecer!

Nos investimentos, sobretudo em momentos ou economias com elevadas taxas de juros, é comum analisarmos o custo de oportunidade, afinal, faz parte do roteiro do investidor inteligente. 

Mas, você deve dizer: “eu não olho isso não, esse tal de custo de oportunidade!” Calma, é apenas um conceito para uma prática que você realiza constantemente, seja no mundo real ou mesmo nos investimentos. 

No conteúdo de hoje vamos explorar um pouco sobre o custo de oportunidade. Vem comigo!  

O que é custo de oportunidade?

Diante de duas ou mais opções de escolha, por exemplo, considerando os seus desejos/o racional, você faz a opção por uma delas. Assim, ao escolher você está renunciando os benefícios de outra escolha em detrimento de outra. Assim, você está incorrendo em custos, isto é, benefício perdido, ao deixar de escolher uma determinada opção. Claro, você terá os seus motivos no momento da escolha.  

Em um exemplo simples, imagine que você vai ao restaurante e tem diversas opções, considerando que você busca não perder muito a qualidade e reduzir os custos, você decide por um prato em detrimento de outro, neste caso, o mais econômico. Assim, a partir dos seus motivos, das suas considerações, ao escolher uma opção você incorre no custo de não escolher aquela outra, isto é, outra oportunidade. 

O que é custo de oportunidade no mundo dos investimentos?

É a mesma relação! Quando você decide aplicar o seu capital em renda variável você considera o custo de oportunidade. Veja, você analisa o maior retorno que aquele investimento em ações te proporcionará em detrimento de menor volatilidade proporcionada pela renda fixa. É só um exemplo. 

No mercado de ações, por exemplo, ao escolher investir em empresas mais arriscadas, considerando a relação de risco e retorno, você incorre em custos de deixar seu capital apenas em empresas mais sólidas. É tudo uma questão de escolha.

Por que é importante analisar o custo de oportunidade nos investimentos?

Porque você deve escolher a opção mais rentável. Desse modo, é necessário conhecer as demais opções e adotar algum critério como referência.

Por exemplo, suponha que você tem como parâmetro para os investimentos a média de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) – pode ser outra referência, como um percentual aplicado sobre a SELIC, inflação. Com essa referência você consegue decidir entre mais de uma opção de investimentos. Então, ainda no exemplo, considere que a renda variável, aplicação do seu capital em ações está te rendendo em média, bem acima do seu parâmetro (imagine 13% na fixa e 20% na variável), então, considerando que você está disposto a obter maior rentabilidade, bem como incorrer no custo de se desfazer de um percentual fixo, você fará a sua escolha pela renda variável. 

Assim, só com esse simples exemplo, perceba que você ao ter mais de uma opção de investimentos e precisar realizar escolhas, você incorre em custos de oportunidade. Então, considerando que você tem os seus critérios de escolha, ao possuir mais de uma opção para escolher apenas uma e ponderando o retorno de cada uma delas, você deverá analisar o custo de oportunidade. 

No mercado de ações é válido fazer análise do custo de oportunidade?

Com certeza, sobretudo nesse mercado que possuímos diversos tipos de empresas. Desse modo, ao analisar se investe em uma empresa mais arriscada ou em uma que paga bons dividendos, você incorrerá em custos de oportunidades, e os seus objetivos definirão suas escolhas. 

Vale destacar que os custos podem diferir de pessoa para pessoa, uma vez que os seus objetivos, metas, critérios, e referências são distintos. 

Então, ficou mais claro o que é custo de oportunidade? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?!

Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.