Fear and Greed Index: o que é e qual a sua importância?

Investir não é apenas um ato racional, onde o investidor toma apenas decisões financeiras baseando-se em números e projeções. Os sentimentos, emoções e expectativas fazem parte do processo de decisão, tanto que a área de finanças comportamentais tem sido uma das que mais avançou nos últimos anos.

Dessa forma, palavras como medo, expectativa, ganância, euforia estão no vocabulário de todos os investidores.

Apesar dos sentimentos que movem o mercado e dificuldade de encontrarmos padrões, a oscilação dos preços pode seguir uma certa lógica, seja pelo fato da economia global estar indo bem ou não, uma companhia divulgar números acima das expectativas, movimentos macroeconômicos entre outras razões. Ou seja, os altos e baixos do mercado não acontecem por razões aleatórias. 

Entretanto, em alguns momentos, por mais que existam teorias sobre a eficiência do mercado e de todas as automações desenvolvidas por robôs, ao final sempre teremos a conduta humana na tomada de decisões, dessa forma o mercado acionário pode dar um peso maior ao fator sentimento.

Pensando nisso, foi criado um índice que tem a ideia de racionalizar e mostrar em números qual o sentimento do mercado de ações. Este índice criado se chama Fear and Greed Index, que traduzido significa Índice de Medo e Ganância.

Este indicador criado pela CNN e mostra em números qual o sentimento do mercado e a oscilação emocional dos investidores. Ele mede a movimentação do mercado de ações e se os preços dos ativos estão próximos do preço considerado justo, se baseando na lógica de que o medo tende a jogar os preços para baixo e que a ganância movimenta os preços para cima.

A sua representação gráfica é feita da seguinte maneira:

Fonte: https://edition.cnn.com/markets/fear-and-greed

Como o índice é calculado?

Este índice é um compilado de sete indicadores que medem algum aspecto comportamental do mercado. Sendo que os indicadores são os seguintes:

  1. Impulso do mercado;
  2. A força do preço das ações;
  3. A amplitude do preço das ações;
  4. Opções de compra e venda;
  5. Demanda de junk bonds (títulos de alto risco);
  6. Volatilidade do mercado;
  7. Demanda por seguros: avaliação da procura por safe heavens, ou seja, a busca por segurança, como renda fixa, ouro, dinheiro entre outros.

O índice acompanha a variação destes indicadores ao longo do tempo. Eles têm um peso igual no cálculo e utiliza uma pontuação de 0 a 100, com 100 representando o máximo de ganância do mercado e 0 o sinal de medo extremo.

Como utilizar o índice?

O índice deve ser utilizado em conjunto com outras métricas, fundamentos e análises, pois assim como outros indicadores, não deve ser utilizado sozinho.

Por mostrar o sentimento do mercado, ele pode ser útil para indicar momentos de compra ou de espera. Momentos em que o medo é grande normalmente levam os preços para baixo e, dependendo dos outros indicadores, podem abrir janelas interessantes para compra.

Entretanto, momentos de mercado em alta, indicadores elevados e sentimento de ganância alto podem indicar que o mercado está próximo do topo e que uma correção pode acontecer. Este pode ser o momento de realizar algum lucro, ou reduzir o ritmo dos aportes e aumentar o caixa.

Ressalto que este indicador não deve ser utilizado de forma isolada e que ele não necessariamente irá mostrar de forma eficiente o mercado. Mas se utilizado com indicadores financeiros e um estudo aprofundado do setor e das empresas, pode auxiliar o investidor a encontrar bons momentos de compra.

Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:

Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!

As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.