O que são finanças descentralizadas?

Popularmente conhecido no mercado cripto pela sigla De-Fi (Decentralized Finance), as finanças descentralizadas são uma tecnologia financeira em fase embrionária baseada em consenso distribuído como as criptomoedas.

Protocolos financeiros inseridos neste segmento usam dessa tecnologia (blockchain) para remover terceiros e instituições financeiras centralizadas das suas transações e operações.

Em finanças centralizadas (Ce-Fi), o dinheiro é retido por bancos e terceiros que facilitam e administram a movimentação do mesmo entre as partes.

No entanto, todas as transações acabam por ser supervisionadas e sofrem do mesmo risco sistêmico dentro do sistema financeiro tradicional.A fim de resolver esse risco sistêmico e trazer maior liberdade financeira para sociedade, os protocolos De-Fi promovem maior autonomia ao indivíduo, possibilitando transações e operações financeiras (empréstimos, investimentos, conta poupança e depósitos) totalmente independentes que não resultem da aprovação de bancos, corretoras ou órgãos públicos que intermedeiam as transações.

Conectando assim compradores e vendedores através de linhas de códigos inalteráveis e incensuráveis (Smart Contracts).

Essas linhas de códigos são comumente de código aberto, ou seja, qualquer usuário pode verificar, validar e auditar a rede, trazendo segurança e transparência para as transações.

Podemos dizer que De-Fi é um sistema financeiro aberto globalizado construído perfeitamente para a era da Internet.

Uma alternativa ao sistema financeiro atual rigidamente controlado e mantido por instituições e autoridades financeiras pouco confiáveis.Na imagem a seguir, segue uma pequena comparação entre os benéficos das finanças descentralizadas (De-Fi) frente às finanças centralizadas (Ce-Fi).

Portanto, é de se acreditar que mercados monetários descentralizados devem abrir caminho para um sistema financeiro muito mais democrático e acessível a um número maior de pessoas que ainda não estão integradas ao sistema financeiro tradicional.

As mais recentes atualizações do segmento devem entregar no médio/longo prazo provas desse posicionamento.Além do mais, há ainda uma enorme demanda reprimida de fundos de pensão, hedge e investidores institucionais em expor-se ao mercado De-Fi.

Felipe Fernandez

CNPI 2377

@felipefernandezcrypto

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.