Finanças pessoais: um passo importante para o seu sucesso financeiro

Para avançar no mundo dos investimentos é preciso cuidar da sua condição financeira, pois como já vimos, investir é um trabalho constante, que exige disciplina. Neste caso, é essencial que você organize as suas finanças!

Por diversos motivos imaginamos ou até mesmo afirmamos que nosso dinheiro só serve para pagar as contas, que não sobra nada para aplicar em algum investimento. Pois é, com frequência escutamos isso. Porém, temos algumas dicas que são valiosas e simples. 

No conteúdo de hoje irei passar algumas dicas, que por sinal, podem parecer simples, porém, fazem toda a diferença. 

1º Faça um orçamento: liste todos os seus gastos/despesas, especialmente o que é fixo. Assim, descreve cada item e o valor, como água, luz, telefone, aluguel e etc. Pois, dessa forma saberá quais são os seus gastos e a partir desse passo conseguirá visualizar quanto sobra para a reserva de emergência e para aplicações. 

2º Gaste menos do que ganha: depois que você listou todos os seus gastos, sobretudo os fixos, é interessante que você tenha em mente que deve gastar menos do que ganha. Desse modo, se há alguma despesa desnecessária, elimine. 

Por exemplo, às vezes você possui dois tipos de produtos de entretenimento, de filmes, que são praticamente iguais, então, fique apenas com um. Também é comum acontecer de pagar anuidade elevada no cartão de crédito, você pode negociar com o banco para ficar isento ou mesmo reduzir, é bem natural, sobretudo se seus gastos forem elevados. 

Assim, reduzindo gastos desnecessários, conseguirá fazer com que seu salário seja maior do que os seus gastos. Reduzir algumas despesas pequenas pode parecer indiferente, porém, quando se soma tudo, é bem relevante a diferença. 

3º Não faça dívidas: tenha como objetivo pagar todas as suas contas em dia, sem precisar de financiamento/empréstimo. Acontece que juros são sempre onerosos, bem elevados, então, seria incorrer em mais gastos/despesas. 

Se for o caso de já ter essa dívida, tente se livrar dela, renegociando, parcelando e tentando, o mais rápido possível eliminar essa despesa financeira. 

Nesse sentido, se for comprar algo, adquirir um bem de valor mais elevado, fazer uma viagem, realize um planejamento.

4º Conquiste outras fontes de renda: se você tiver disponibilidade e habilidades adicionais, como de venda, por exemplo, você pode aproveitar seu tempo livre para obter mais fontes de renda. O objetivo é sempre reduzir os gastos e aumentar os ganhos. 

5º Crie uma reserva de emergência: depois que você se organizou, tem controle dos ganhos e dos seus ganhos, e tem conseguido gastar menos do que ganha, é hora de formar uma reserva de emergência, isto é, guarde um valor todo mês do seu salário. 

O valor que você vai guardar depende dos pontos acima, o objetivo é sempre economizar mais. 

6º Tenha constância: uma vez que você está conseguindo guardar parte do que ganha, o próximo passo é continuar. Assim, poderão ter meses que você não conseguirá guardar tanto quando gostaria, porém, mesmo assim, economize o máximo que puder naquele momento. A meta não é desistir, é manter a constância dos valores que serão guardados. 

7º Comece a investir: já que está mais organizado financeiramente, conseguiu fazer uma reserva, é o momento de realizar seus investimentos, para que assim, consiga rentabilizar o seu capital. 

Escolha investimentos inteligentes, por exemplo, investir em renda variável, especificamente em ações e fundos imobiliários, pois esses tipos possuem como base os fundamentos dos ativos, e não especulação.

Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Então, percebe como são simples algumas dicas como sobre ser educado financeiramente? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.