Rede de recarga: Ford e Tesla anunciam acordo

Inusitado, ou nem tanto. As ações da Ford (NYSE: F) e da Tesla (NASDAQ: TSLA) dispararam nesta última sexta-feira (26/05) após a Ford, a segunda maior fabricante de veículos dos EUA, anunciar um acordo que permitirá que seus clientes utilizam os postos de recarga da sua concorrente Tesla pela América do Norte para realizar a recarga de veículos elétricos. Isto significa que a partir do próximo ano os clientes da Ford terão acesso a mais de 17 mil pontos de carregamento rápido espalhados pelos Estados Unidos e Canadá. As ações da Ford dispararam mais de 7%, enquanto as ações da Tesla dispararam mais de 4%. O anúncio foi em conjunto no Twitter pelos CEOs das duas empresas, Jim Farley e Elon Musk. 

Um ponto de recarga da Tesla. Atualmente, a Tesla possui aproximadamente 45.000 pontos de recarga ao redor do mundo.

A recarga de veículos elétricos

Em entrevista, Farley afirmou que os Superchargers da Tesla podem se tornar o padrão de carregamento para veículos elétricos nos Estados Unidos. O secretário do Departamento de Transporte dos Estados Unidos elogiou o acordo, elogiando a rede construída pela Tesla, mas afirmou que o governo Biden não irá definir um padrão para a recarga de veículos elétricos. O compartilhamento da rede de recarga potencializa a aceitação de veículos elétricos, visto que a escassez de pontos de recarga tem se apresentado como um dos empecilhos para a massificação no uso de veículos elétricos. 

O acordo amplifica a possibilidade da padronização de carregadores elétricos, a fim de dispensar o uso de adaptadores. Entretanto, embora Tesla e Ford sejam importantes nomes para a construção de uma rede padronizada de recarga de veículos elétricos, existem outros nomes na competição.  O sistema combinado de recarga (em inglês, CCS) é uma alternativa ao Supercharger. A ideia do CCS é funcionar como uma solução verdadeiramente universal de recarga, com possível apoio de nomes do setor automobilístico como General Motors (GM) e outras companhias do setor. Qual sistema sairá vitorioso? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. 

Lucas Schwarz

@lucaschwarz

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.