Durante a semana diversas notícias foram destaques para o mercado de capitais que impactaram as bolsas por todo o mundo. Pensando nisso, vamos passar pelas principais notícias da semana sobre o mercado global?
Mercado global: eleições primárias na Argentina
No domingo, realizou-se a votação para definir os candidatos à presidência que irão concorrer em 22 outubro. De modo surpreendente, o candidato Javier Milei, líder da coalização “La Libertad Avanza”, fechou as prévias da eleição em primeiro lugar, com mais de 30% dos votos. A votação é como uma derrota para o atual governo.
Considerado como candidato de extrema direita, seu discurso inclui maior liberdade econômica, com a dolarização da economia, fim do Banco Central, redução de gastos, privatizações entre outras medidas. Passada a votação, o atual governo anunciou medidas intensas para controle da economia. Dessa forma, fixará o câmbio em 350 pesos por dólar e elevando a taxa básica de juros para 118% ao ano.
Ou seja, independente do vencedor em outubro, o governo que for assumir a partir de 2024 terá um grande desafio pela frente.
Mercado global: China
A economia chinesa foi destaque no noticiário com dois importantes anúncios. O primeiro foi um corte surpreendente nas taxas do banco central do país, atingindo o patamar de 2,5%, realizado com intuito de estimular a economia que atualmente está desacelerando.
Outra notícia foi a queda de quase 20% nas ações da incorporadora chinesa Country Garden, após anúncio de que a empresa deixou de pagar os juros de seus títulos de dívida, além de suspender a negociação de outros 11. A notícia é relevante pois é a segunda empresa que apresenta dificuldades, pois a Evergrande em 2021 também apresentou a mesma dificuldade. Entretanto, a Country Garden possui quatro vezes mais projetos do que a Evergrande.
Bancos americanos novamente são destaque
Passado o anúncio de redução do rating de diversos pequenos e médios bancos americanos, a Fitch anunciou que pode ser forçada a reduzir o grau de investimento de outros nomes, incluindo Bank of America e J. P. Morgan, devido às condições impostas pelo maior juros no país.
Produção industrial e varejo nos EUA
A produção industrial nos Estados Unidos subiu 1% em julho na comparação mensal, acima das expectativas de 0,3%. Além disso, as vendas de varejo registraram alta de 0,7%, também acima das expectativas de 0,4%.
Estes dados ainda indicam o aquecimento da economia americana, mesmo com todo o trabalho de aumento dos juros.
Mercado global: relatórios 13-F
Em meio ao atual contexto global, divulgou-se os relatórios 13-F que indica as movimentações realizadas pelos mais importantes fundos de investimento americano.
Dessa forma, as movimentações de maior relevância foram as adições da Berkshire Hathaway em empresas de construção de casas, Lennar (NYSE: LEN), NVR (NYSE: NVR) e D.R. Horton (NYSE: DHI). Destaque também para a redução de 70% de sua exposição na Activision Blizzard (NASDAQ: ATVI), que a Microsoft (NASDAQ: MSFT) adquiriu.
O Bridgewater, fundo criado por Ray Dalio, anunciou a inclusão na carteira das empresas AT&T (NYSE: T), Spotify Technology (NYSE: SPOT), Micron Technology (NASDAQ: MU) entre outras. Dentre as vendas, os destaques foram as reduções do portfólio em Netflix (NASDAQ: NFLX) e Home Depot (NYSE: HD).
Ata do Fed
Foi divulgada a ata da última reunião realizada pelo Federal Reserve (Fed), sendo destaque a retirada do termo de recessão leve em sua visão para o ano de 2023. Entretanto, a perspectiva para os dados de inflação permanece em alta, sendo enfatizada a resiliência da atividade econômica americana, devido ao mercado de trabalho e níveis de consumo ainda elevados.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682