O que é o hashrate do Bitcoin?

Poder de hashrate

A taxa de hashrate do Bitcoin é a forma mais simples de medir quanto de poder computacional está sendo dedicado à mineração da criptomoeda.

Mineradores utilizam hardwares poderosos e muita energia elétrica para realizar cálculos matemáticos complexos, verdadeiros quebra-cabeças para ver quem é o primeiro minerador a criar um bloco de dados de transação que contemple a solução correta e atenda a todos os requisitos da rede para ser considerado válido.Hashes válidos em redes Proof-of-Work (PoW) como o caso da rede do Bitcoin, após serem autenticados por outros mineradores são adicionados à cadeia de blocos da criptomoeda e o minerador vencedor desta corrida matemática recebe uma recompensa pela sua prova de trabalho na própria criptomoeda nativa da rede.

Deste modo, a taxa de hash está completamente relacionada ao poder de computação exigido pelos mineradores de Bitcoin para minerar um bloco.

Como resultado, uma taxa de hash alta exige plataformas de mineração mais robustas que podem ajudar os mineradores a minerar um bloco e ganhar recompensas antes dos demais competidores da rede.

Ou seja, quanto maior o poder de hashrate da rede de uma criptomoeda, mais hardwares estão sendo dedicados aquela rede e, portanto, mais segura se torna a mesma.

Afinal, alguém que queira atacar a rede do Bitcoin e alterar seu consenso precisará de no mínimo 51% de todo poder de hashrate da rede, algo que tem se tornado cada vez mais caro e de uma complexidade logística imensurável.

Para termos uma ideia da dimensão que a rede do Bitcoin se tornou, levando em consideração apenas o custo dos hardwares mais acessíveis (AntMinerS9) e desconsiderando a escassez do mesmo e o custo energético deste ataque.

A estimativa é que um ataque dessa magnitude custaria ~US$ 52,4 bilhões de dólares.

Unidades de taxa de hash

Quando Satoshi Nakamoto apresentou ao mundo o Bitcoin e realizou a sua primeira transação em 2009 para Hal Finney, o processo de mineração era simples e fácil.

No começo, era possível minerar Bitcoin em seu computador pessoal sem nem precisar de uma placa de vídeo dedicada, e ainda, ocasionalmente, você ganharia recompensas por bloco minerado que na época era de 50 BTC.

No entanto, a competição com a apreciação do Bitcoin tem ficado cada vez mais acirrada e a dificuldade da rede vem se ajustando automaticamente conforme mais poder computacional é dedicado à mineração.Hoje, a recompensa por bloco é de apenas 6,25 BTC e o hashrate total da rede já é medido em trilhões de hashes por segundo (TH/s).

Vale ressaltar, que a estimativa diária de hashrate do Bitcoin é imprecisa e o cálculo se dá comparando o número de blocos que já foram minerados nas últimas 24h com o número de blocos (144) que se espera minerar considerando uma velocidade média constante por bloco de dez minutos.Segue a estimativa atual de hashrate total do Bitcoin. Note que a mesma está em suas máximas históricas, mesmo que o preço da criptomoeda ainda não reflita isso.

Considerações finais

Enquanto o poder de hashrate da rede do Bitcoin continuar crescendo, isto indicará uma rede cada vez mais segura, saudável e descentralizada.

Evidenciando interesse em infraestrutura para o médio e longo prazo no segmento, afinal, montar uma operação de mineração de criptomoedas a nível institucional requer muito capital e conhecimento prático.

Além de apostar numa futura valorização no preço da criptomoeda. Uma ótima notícia para a maior criptomoeda em valor de mercado do mundo!

Se você quer aproveitar esse momento aprendendo a investir em cripto com segurança e foco principalmente em resultados, contando com o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:

Conheça o Plano VG Cripto

A seleção dos melhores criptoativos para você investir e poder aproveitar novas altas do mercado e ter retornos exponenciais nos investimentos.

Felipe Fernandez

CNPI 2377

@felipefernandezcrypto

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.