As construtoras estão baratas? Entenda o indicador P/VPA

O múltiplo mais utilizado no mercado para avaliar construtoras é o Preço/Valor Patrimonial. Este múltiplo basicamente compara o preço de mercado das ações com o patrimônio líquido da companhia. Por considerar o patrimônio da companhia, esse indicador é mais utilizado em empresas que possuem poucos ativos intangíveis em seu balanço. No setor de construção civil é bastante ideal, por possui um balanço patrimonial com nível intensivo de capital, ou seja, bastante ativo tangível.

Para calcular é bastante simples, basta pegar o preço da ação e dividir pelo valor patrimonial da ação (VPA), que pode ser obtido dividindo o patrimônio líquido da empresa pelo número total de ações. Outra forma de calcular é pegando o valor de mercado da empresa e dividindo pelo patrimônio líquido.

Como exemplo, se uma determinada empresa tiver um múltiplo Preço/Valor Patrimonial de 2x e um valor patrimonial de R$ 10, podemos concluir que o preço justo da ação dessa empresa é de R$ 20.

A ideia do múltiplo é entender quanto o mercado está atribuindo de valor a uma empresa em relação ao seu patrimônio. Nesse contexto, se o preço/valor patrimonial for acima de 1, entendemos que o mercado está pagando acima do patrimônio da empresa, algo comum porque geralmente existe uma expectativa de crescimento dos resultados e entrega de rentabilidade. Por outro lado, se o indicador preço/valor patrimonial estiver abaixo de 1, indica que o mercado não está pagando nem mesmo o patrimônio da empresa, algo que acontece em momentos de crise econômica ou quando a empresa estiver com números operacionais e financeiros fracos.

Na tabela abaixo podemos visualizar que diversas construtoras estão negociando na bolsa abaixo do seu próprio valor patrimonial. Acreditamos que atualmente existem boas oportunidades no setor de construção, mas é necessário avaliar com cuidado qual empresa está realmente barata e com capacidade de entregar bons resultados no futuro.

Fonte: Reuters. Elaboração: VG Research

Podemos ver que o Preço/Valor Patrimonial é um método simples e eficaz de realizar o valuation de algumas empresas. Entretanto, como todo indicador, não deve ser avaliado de forma isolada para tomada de decisão de investimento em uma empresa, mas em conjunto com outros diversos indicadores. Lembrando que um indicador isolado pode enganar bastante e levar o investido a tomar uma decisão equivocada.

Um indicador importante de analisar em conjunto com o P/VPA é o ROE (Retorno Sobre o Patrimônio Líquido). Quando uma construtora possui um ROE elevado, pode justificar um P/VPA mais alto. Por fim, em regra, o ideal seria encontrar uma construtora que possui um ROE elevado e um P/VPA baixo, sendo importante não esquecer também de avaliar os riscos.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Lucas Lima

@lucaslima.mf

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.