Não é novidade que a inflação tem corroído o patrimônio de muitos investidores. No Brasil, muitos investidores procuram se resguardar da inflação realizado investimentos no Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA+. Nos Estados Unidos, os Treasury Inflation-Protected Securities (TIPS) desempenham papel similar, sendo considerada a forma mais segura de se proteger da inflação nos Estados Unidos.
Como a rentabilidade dos TIPS está atrelada a inflação norte-americana (utilizando o CPI como parâmetro de inflação), é um instrumento capaz de preservar o patrimônio contra a corrosão monetária promovida pela inflação caso a ideia seja permanecer com o título até o vencimento.
Os TIPS pagam cupons semestrais e, assim como títulos do Tesouro no Brasil, a marcação a mercado possibilita que um investidor incorra em perdas caso opte por realizar o título antes do seu vencimento.
A mecânica de investimento é semelhante a verificada no Tesouro Direto no Brasil. Na verdade, a plataforma que promove os TIPSs nos Estados Unidos lembra o que temos por aqui: Treasury Direct. Entretanto, ao invés de depender de intermediários, como bancos e corretoras, a compra dos títulos é realizada diretamente com o governo.
Uma forma de investir em TIPS a partir do Brasil é por meio de ETFs. Dentre as opções, encontram-se ETFs como o iShares 0-5 Year TIPS Bond ETF (STIP), Vanguard Short-Term Inflation-Protected Securities ETF (VTIP) e Invesco PureBeta 0-5 Yr US TIPS ETF (PBTP).
É válido ressaltar que embora a preservação do poder de compra seja garantida para aqueles que decidem segurar o título até o vencimento, a volatilidade entre o período da compra e o de vencimento não é trivial. Os TIPS são fortemente afetados pela taxa de juros e pela inflação e, por essa razão, a depender da conjuntura, podem acabar mais parecidos com bonds corporativos do que títulos do governo. Durante o último ano, estes títulos caíram em média 14,2%, sendo uma espécie de “cisne negro” neste mercado que tende a ser marcado pela menor volatilidade.
A Schwab tenta explicar, neste artigo, alguns motivos que explicariam esta queda tão abrupta entre as TIPS no ano e 2022.
Lucas Schwarz